Rocambole de doce de leite super fácil de fazer e de sabor incomparável

Sabor delicioso!

Quem não ama um pedaço de rocambole no café da manhã, no lanche, ou até na sobremesa? E se a guloseima for bem fácil de fazer, e sem muitos conhecimentos culinários, melhor ainda, não é mesmo? Assim é isso que hoje 09/05, o Webnews do Folha Go traz para você. Uma receita descomplicada para você fazer em casa, o seu rocambole de doce de leite. E em cerca de 1 hora e 10 minutos, você prepara a receita, que rende de 10 a 12 pedaços. Confira!

Um pouco da história e de como fazer rocambole de doce de leite: guloseima perfeita

-- Continuar depois da publicidade --

A história de origem dessa guloseima é bastante variada e imprecisa, havendo quem acredite que seja francesa, mas é controverso. No entanto, chegou o Brasil ainda na época do império. desde então, o que se pode concordar é que se trata de um bolo enrolado bastante apreciado.

De fato é uma aventura de sabor, com sua massa relativamente fina de pão de ló, recheada com doces variados. Assim, desde que chegou no Brasil foi ganhando notoriedade e conquistando a todos. E hoje há variadas combinações e recheios para se apreciar.

Para fazer o rocambole de doce de leite há muitas receitas, mas, a que apresentamos é simples e bem fácil de executar, basta seguir o passo a passo direitinho que dá certo, e ao final é sinônimo de sucesso.

Leia também: Broa de milho de latinha; prático, fácil e rápido para café da manhã

Ingredientes para a massa

  • 5 colheres (sopa) de água;
  • 6 ovos;
  • meia xícara (chá) de açúcar;
  • 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo, (use um pouco mais se achar a massa mole);
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó;
  • E uma lata de leite condensado para recheio e açúcar de confeiteiro para enfeitar.

Como preparar o rocambole de doce de leite: para café, lanche ou sobremesa

Receita de guloseima para café, lanche ou sobremesa Rocambole de doce de leite (Pinterest)
Rocambole de doce de leite , guloseima para café, lanche ou sobremesa (Pinterest)

Massa

Primeiramente pegue uma batedeira, e coloque os ovos e os bata com a água até dobrarem de volume. Então, sem parar de bater, junte o açúcar aos poucos, e bata até formar uma mistura clara e bem fofinha.

Agora desligue a batedeira. Peneire a farinha de trigo e o fermento em pó (ingredientes secos), misturando-os levemente ao conteúdo da batedeira.

-- Continuar depois da publicidade --

Portanto, despeje esse conteúdo em uma assadeira que seja do tipo retangular, de preferência grande, que já deve estar forrada com papel-manteiga. Assim leve ao forno médio (cerca de 180°C), preaquecido e por aproximadamente 20 minutos.

Retire do forno e desenforme ainda quente, mas sobre um papel-manteiga polvilhado com açúcar.

Recheio

Para preparar o recheio, pegue a lata de doce de leite, retire o rótulo e o excesso de cola, Assim, leve-a a panela de pressão, coloque-a fechada com água suficiente para cobrir toda.

Tampe essa panela de pressão, leve ao fogo médio e deixe cozinhar por 20 minutos (contados após início da fervura).

Agora espere sair toda a pressão, abra a panela, retire a lata com cuidado e deixe-a esfriar completamente antes de abri-la. Em seguida, transfira o conteúdo para um recipiente e mexa bem para ficar bem homogêneo.

Espalhe esse doce de leite pela massa, enrole a massa, empurrando e segurando o próprio papel manteiga, em seguida a polvilhe com açúcar de confeiteiro.

Dicas Extras sobre o rocambole de doce de leite

  • Um dos segredos de uma boa massa de rocambole é não assar demais, senão fica quebradiça, assim tocar a massa com as pontas dos dedos para sentir a textura ajuda bastante (se desgrudar e estiver sequinha está no ponto);
  • Há quem prefira peneirar as gemas dos ovos antes de usar. Não modifica o teor da receita, e pode deixar até mais suave.
  • Use mais farinha na receita caso perceba que a massa está ainda muito mole.
  • Substitua o recheio, pode ser feito o rocambole com uma geleia de frutas, ou até mesmo colocar pedaços de frutas picadas, afinal há muitas possibilidades;
  • Pode ser servido com um merengue ou suspiros, para sobremesa.

Veja também: Bolinho de chuva de cenoura: tanta gostosura que é para comer rezando

Dicas para fazer um bolo perfeito

Janaína Barros apresenta dicas da confeiteira gourmet Fabíola Melo sobre como fazer um bolo muito especial e não errar que serve para o café ou lanche.

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...