Inclusão de animais com deficiência física: acessibilidade no mundo pet

Conheça um pouco mais sobre as deficiências que os pets podem apresentar.

-- Continuar depois da publicidade --

Os animais de estimação que apresentam alguma deficiência física passam grandes dificuldades pela falta de acessibilidade, seja na própria casa ou na hora do passeio. Hoje, 30/11, o Folha GO mostra como cuidar e proporcionar maior qualidade de vida para os pets que possuem alguma dificuldade de locomoção. 

Leia mais: Seu cachorro come terra? Veja o porquê isso ocorre

-- Continuar depois da publicidade --

Ademais, saiba que a deficiência física nesses animais pode ser causada pela genética, pela sequela de algum acidente ou até mesmo resultado de maus tratos. 

Seja como for, eles são animais que necessitam de um pouco mais de atenção e amor. Então aprenda como cuidar melhor deles para se curtirem mais. 

Como funciona a deficiência nos animais? 

No momento que as pessoas ouvem sobre animais com deficiência, logo imaginam um paraplégico ou sem algum membro. Existem vários níveis de deficiência, como por exemplo um animal sem rabo e outros casos mais graves que afetam mais o seu cotidiano. 

animais deficientes físicos
Aprenda como cuidar de um animal com deficiência física. (Imagem: wordPress)

Algumas deficiências como surdez e cegueira, podem acontecer com o tempo e quando os pets chegam na fase idosa. Não importa qual a deficiência, esses pets também amam brincar e passear, o que é muito saudável para eles, mas exige maior cuidado do tutor. 

Quais cuidados eles necessitam? 

É importante que você mantenha todas as coisas que ele necessita, como por exemplo caminha, comida, água e brinquedos no mesmo local. Isso facilitará muito a vida do pet que possui dificuldade para se locomover ou não enxerga. 

Como posso dar banho em meus animais com deficiência física? 

Para os bichinhos que necessitam utilizar a cadeira de rodas, seus banhos podem ser ao ar livre sem retirar o equipamento. Caso seja necessário a retirada do equipamento, utilize uma banheira a fim de proporcionar maior conforto de seu animal. 

Dicas para a hora do xixi de seu pet 

-- Continuar depois da publicidade --

Para você que mora em um apartamento e tem um animal com deficiência física, é importante, antes de mais nada, manter horários específicos para levar seu pet para fazer xixi. Como, muitas vezes, o bichinho não tem controle sobre os equipamentos que o auxiliam, é essencial ter muita calma e paciência na hora da locomoção. 

Leia mais: Gato necessita de tosa? Descubra mais sobre esse cuidado com os felinos

Confira outras dicas gerais para seu animal com deficiência física ter mais qualidade de vida 

animais-com-deficiência-física
É importante redobrar o carinho e a atenção com animais com deficiência. (Imagem: Estadão)

Os animais possuem grande capacidade de adaptação. Porém eles necessitam de nossa atenção para que consigam fazer todas as suas atividades. 

Primeiramente, você deve ter muita paciência e atenção, já que em muitos momentos eles se sentirão frustrados por não conseguirem fazer algo. Logo, nessa hora, é onde o tutor deve intervir para ajudá-lo.  

animais com deficiência física
Igualmente, os animais com deficiência física necessitam de atenção (Imagem: avidabloga.com)

Outrossim, não esqueça de levar o seu pet para se exercitar. Dessa forma, caminhadas curtas ou natação especial para animais com deficiência física são ótimas opções. Os exercícios são fundamentais para que o bichinho se sinta mais feliz. 

Mas, caso o seu pet tenha dificuldade de se locomover, não deixe muitos objetos espalhados pelo chão, pois isso irá atrapalhar o seu caminho.

Um detalhe é importante lembrar, que se sua casa estiver escadas, o cuidado com o seu pet deve ser redobrado. 

Leia mais: Aproveite a Black Friday e leve seu pet ao veterinário

Por fim, agora você já sabe mais, quais os cuidados especiais que os animais com deficiência física necessitam.

Afinal de contas, mesmo com as suas limitações, eles são muito amorosos e brincalhões. Que tal adotar um? Certamente ele será uma ótima companhia para sua família. 

Por fim, gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe: FacebookInstagramTwitter e Pinterest.

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...