Animais exóticos da Austrália: perigos e encantos na Oceania

Várias espécies raras e exóticas se encontram na Austrália

A Austrália desperta a atenção por paisagens naturais de tirar o fôlego e espécies encantadoras. Por isso, os animais exóticos da Austrália são tão requisitados para os turistas que visitam o país. Hoje, 10/01, o Folha Go apresenta alguns integrantes desse time em matéria da Coluna Pets.

Leia ainda: Dia de Reis, participação dos camelos na história de Jesus Cristo

Animais exóticos da Austrália: perigos e encantos na Oceania
Choco gigante australiano se alimenta de peixes, moluscos e crustáceos (Crédito News Australia)

Acompanhe a matéria até o fim e descubra outras curiosidades dos animais exóticos da Austrália.

Destaque entre animais exóticos da Austrália

Se a lista fosse de animais perigosos, a Austrália também teria opções de sobra. Assim, aranhas, cobras e lagartos seriam os primeiros candidatos. Entretanto, muitos animais exóticos não são, necessariamente, perigosos.

Para começar, tem-se um molusco conhecido por choco gigante australiano. Ele é carnívoro e se alimenta de peixes, crustáceos e outros moluscos. Além disso, utiliza a camuflagem para despistar predadores e atrair presas. Ademais, esse animal ainda não faz parte da lista de extinção, mas sua espécie vem diminuindo com os anos e, logo, se nada mudar, estará nela.

Outra espécie aquática que chama atenção é a cavala manchada. É um peixe de águas quentes do Norte. Assim, recebeu o nome por causa de três manchas na cor bronze que se misturam com o verde e o azul da parte da frente e o prateado de suas costas.

Leia ainda: Você conhece o alma-de-gato? Saiba mais desse pássaro incrível

Mais espécies exóticas da Austrália

A cobra-tigre  é um dos animais mais venenosos do mundo. Esta espécie é muito comum, principalmente, no sul da Austrália. Esse réptil vive em zonas próximas à água,

Ademais, também se adapta a zonas mais áridas, como pastagens ou terrenos rochosos. Quando habita áreas mais quentes, tem um comportamento noturno para evitar o calor do dia. Entretanto, quando está nas regiões úmidas, tem comportamento inverso.

Entre os alimentos, a cobra-tigre ataca uma grande variedade de mamíferos pequenos, anfíbios, pássaros e até mesmo peixes. A reprodução ocorre de Dezembro a Abril. Além disso, chega a ter até 109 filhotes, mas se reproduz poucas vezes durante a vida.

Animais exóticos da Austrália: perigos e encantos na Oceania
Pato-australiano ocupa todo o país e cores despertam atenção (Crédito InfoEscola)

Pato famoso na Oceania

O pato-australiano está em todo o país, mas sua população se concentra no sudeste ocidental e no leste da Austrália e da Tasmânia.

Assim, esses animais pardos, com penas de cor verde mais clara e outras cores, têm o bico comprido em forma de colher, composto no interior por uns pentes com os quais filtram a lama e pegam os alimentos, basicamente moluscos, crustáceos e insetos.

Mesmo com a presença constante em todo o país, eles não deixam de correr risco. O estado de conservação é vulnerável, pois não há um plano de conservação para a espécie, apenas para a área onde ela habita. Faltam mais estudos e proteção para muitos animais exóticos da Austrália.

Leia ainda:  Furão de estimação tem curiosidades incríveis para quem pretende criar pet

Gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe!

Comments
Loading...