Descubra sobre animais exóticos: veja 3 espécies do Brasil e mais curiosidades

Aprenda agora o que são animais exóticos e conheça 3 espécies do Brasil

Você sabe o que significa dizer que um animal é exótico? Conhece alguma espécie de animal exótico? Hoje, 14/12, no Folha Go, você vai aprender sobre esses animais e conhecer 3 lindas espécies de animais exóticos do Brasil. Além disso, leia a matéria até o final e veja algumas curiosidades sobre outros animais exóticos.

Veja também: Conheça 5 animais exóticos que podem ser pets e aprenda como cuidar

-- Continuar depois da publicidade --

iguana
Aprenda o que é um animal exótico (Fonte: Veja saúde)

O que é um animal exótico do Brasil

É bem comum ouvir pessoas definindo animais exóticos como animais estranhos, contudo, essa definição é um grande erro. Dado que animais exóticos são animais que estão fora da sua fauna original, ou seja, é quando o homem troca o animal do seu ambiente geográfico natural.

Isso ocorre por muitas razões, porém a razão mais comum é para fazer com que esses animais se tornem animais de estimação. Por isso, a maior parte dos animais exóticos é de pequeno porte.

cobra do milho
Aprenda como ter legalmente um animal exótico (Credito: O eco)

Como ter um animal exótico do Brasil 

Muitas pessoas buscam por esses animais como pets de estimação, dado que, esses animais costumam fazer sucesso entre as pessoas, isso porque são  mais difíceis de encontrar. Todas as pessoas podem possuir esses animais, desde que possuam uma licença ambiental concedida pelo IBAMA.

Outra condição para ter um animal exótico, é que o tutor tem como obrigação proporcionar uma vida saudável ao animal. Dessa forma, para que isso ocorra o tutor precisará de empenho.

Cuidar de um animal exótico não é uma tarefa fácil já que os animais exóticos precisam de um ambiente adaptado para que se pareça com o seu território de origem. Portanto, antes de adquirir um desses animais esteja atento as exigências para proporcionar um boa vida ao seu pet, dado que maus-tratos é crime.

-- Continuar depois da publicidade --

Leia também: Capivara e Sapo de vidro: conheça esses animais exóticos brasileiros

cacatua pequena
Conheça alguns animais exóticos do Brasil (Fonte: Educalingo)

 

Conheça três animais exóticos do Brasil

 

Cacatua 

A cacatua é uma ave muito almejada por ter uma beleza inconfundível. Entretanto, essa ave precisa de muita atenção, portanto, se você não tem tempo esse animal não é indicado a você.

Além de ser uma ave que precisa de muita atenção, essa ave estará na família do tutor durante muito tempo, dado que, sua expectativa de vida é de 65 anos. O valor de aquisição dessa ave gira em torno de oito mil reais, exceto os gastos com a manutenção mensal da saúde e a alimentação do animal.

Cobra do milho

A cobra do milho é outro animal que conquista facilmente os amantes de animais exóticos, visto que ela chama muita atenção com sua cor alaranjada. Além disso, essa cobra possui um temperamento muito amável e não tem um valor tão alto no mercado. É possível encontrar esse animal por uma média de 500 reais.

Iguana

A iguana é um réptil  popular entre os criadores de animais exóticos, ela possui crista, papada e calda, deixando o animal com visual bem diferente. O tempo de vida estimado para uma iguana bem cuidada pelo seu tutor é de vinte anos. Portanto, pense bem antes de adquirir esse animal. Dado que é sua responsabilidade zelar pelo bem-estar do mesmo.

 Veja também: Confira 7 animais exóticos da Austrália: uma lista super curiosa para conhecer

Por fim, gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe: FacebookInstagramTwitter e Pinterest.

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...