Animais que comem vegetais e outros bichos: conheça os onívoros

Esses animais apresentam uma dieta bem variada

O significado da palavra onívoro vem do latim e se refere ao que “come de tudo”. Dessa forma, esses animais que comem vegetais e outros bichos apresentam uma dieta bem variada. Hoje, 28/12, o Folha Go traz essas informações na Coluna Pets. Leia a matéria até o fim e descubra mais sobre esses animais, muitas vezes chamados de predadores pelo fato de comerem de tudo.

Leia ainda: Dezembro verde traz alerta sobre maus-tratos e abandono de animais

-- Continuar depois da publicidade --

Animais que comem vegetais e outros bichos: conheça os onívoros
Já ouviu falar em estômago de avestruz? Essa ave faz parte da lista de animais onívoros (Crédito: Amazon)

 

Animais que comem vegetais e outros animais

O avestruz é uma das maiores aves do planeta e não possui capacidade de voar devido à sua estrutura e peso corporal. Ademais, tem tanta resistência que vive até em regiões desérticas. Esta ave possui um sistema digestivo complexo e sua dieta baseia-se, principalmente, em insetos, pequenos animais, grama e semente.

Bem como, o chimpanzé é um mamífero da ordem dos primatas que se assemelha muito aos seres humanos, principalmente pelo seu comportamento. Sua alimentação apresenta muita variedade, pois eles costumam consumir sementes, folhas, larvas de insetos e formigas.

Contudo, o esquilo é outro  mamífero que tem como característica seu hábito de comer sementes, como nozes, avelãs e frutas segurando pelas mãos e roendo até o final. Além disso, eles também complementam sua dieta com pequenos animais, por isso é considerado um onívoro.

Leia ainda: Pesquisadores apontam civeta como intermediário da Covid-19

Mais exemplos de animais onívoros

-- Continuar depois da publicidade --

Os gambás são animais conhecidos pelo seu cheiro forte e resistência aos locais com pouca higiene. Assim, a alimentação do gambá é muito variada, já que ele não apresenta nenhum tipo de restrição, consumindo assim animais mortos, insetos, frutas, cereais, dentre outras coisas.

Animais que comem vegetais e outros bichos: conheça os onívoros
Jabuti faz parte da lista de animais onívoros e tem hábito terrestre ( Crédito Mundoecologia)

O jabuti é um animal, muitas vezes, confundido com a tartaruga, porém a diferença está no local em que vivem. Ademais, a alimentação do jabuti é diversificada, pois consome insetos, folhas, flores e sementes. Dessa forma, este animal é considerado muito importante na disseminação de sementes.

O lobo-guará é um mamífero facilmente encontrado na região central do Brasil, especialmente no Cerrado. Portanto, ele come frutos e animais, como roedores, aves, lagartos, cobras e insetos.

O morcego é o único mamífero capaz de voar. Logo, eles vivem em cavernas e são conhecidos por seu gosto por sangue, existindo assim o mito de que sugam sangue dos humanos. Ademais, sua alimentação é feita de frutas e flores, além de pequenos insetos.

O porco-espinho é um roedor conhecido por sua estratégia de defesa, que é lançar espinhos em seu predador. Ainda, eles vivem em diversas regiões do mundo e consomem os restos de animais encontrados pela floresta, assim como raízes, frutas e cascas de árvores.

Por fim, o urso se enquadra nesse grupo por se alimentar de animais, da vegetação do local que vive, de frutos e raízes.

Leia ainda:  Furão de estimação tem curiosidades incríveis para quem pretende criar pet

Gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe: FacebookInstagramTwitter e Pinterest.

 

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...