Pensando em dar um animal de estimação de presente? Veja dicas

Por mais que a intenção seja boa, é preciso se atentar para alguns detalhes. Veja quais.

Anúncio


O natal está chegando e muita gente aproveita a data para dar um animal de estimação de presente a um familiar ou a um amigo. Entretanto, a decisão de dar um pet a alguém implica em uma série de responsabilidades que nem sempre quem recebe está disposto a ter. Por mais que a intenção seja boa, é preciso se atentar para alguns detalhes. Confira dicas nesse sábado (21) as dicas do Folha GO sobre o que escolher.

Continua depois da publicidade

Mas, antes de dar um animal de presente, lembre-se que ter um pet exige paciência, dedicação, tempo de passeio e brincadeiras, gastos com veterinário, medicação, ração, entre outros.

Por isso, observe se a pessoa a quem você irá presentear está disposta a ter todas essas responsabilidades e gastos com o animalzinho. Confira abaixo o que fazer antes de presentear alguém.

Continua depois da publicidade

Leia também: Os cães amam rolar na grama: saiba desse hábito e outras curiosidades desse pet

Continua depois da publicidade

Conheça o espaço onde o animal ficará

Pensando em dar um animal de estimação de presente? Veja o que precisa saber

Antes de dar um animal de estimação de presente, leve em conta o espaço onde esse pet passará os próximos anos. Se for um lar pequeno, o recomendado é dar um pet pequeno.

Cachorros grandes, por exemplo, exigem mais espaço para correr e brincar e, se colocados em um ambiente pequeno, podem apresentar problemas de adaptação.

No caso dos gatos, é importante que o lar seja telado para evitar fugas. A tela é um investimento necessário que irá trazer segurança à família presenteada e ao animal.

Saiba escolher o tipo de animal para presente

Conhecendo o ambiente onde o pet irá morar, o segundo passo é a escolha do bichinho. A expectativa de vida do animal deve ser levada em conta na hora de presentear.

Pets de natal
Os pets são presentes perfeitos pro natal (Imagem: Freepik)

Isso porque os cães vivem em média de 10 a 15 anos. Já os gatos podem chegar até os 20 anos. Animais exóticos como o porquinho-da-índia, vive me média 8 anos. Um peixe beta em aquário pode viver de 3 a 5 anos.

Dessa forma, saber que o animal de estimação de presente vive muitos anos é entender que o pet passará a fazer parte daquela família e exigirá atenção. Para quem não tem muito tempo para interagir com o novo animalzinho ou mora em apartamentos menores, por exemplo, são indicados pets como peixes, hamsters.

Leia ainda: Descubra tudo sobre audição canina e veja dicas para cuidar do seu pet

O pet combina com o estilo de vida da pessoa?

Pensando em dar um animal de estimação de presente? Veja o que precisa saber

Ao cogitar dar um animal de estimação de presente, avalie se aquele animal combina com o perfil e com o estilo de vida do presenteado.

Por isso, pesquise sobre as características do animal e avalie se ele se dará bem com outros animais que houver na casa. Certifique-se que a família está preparada para receber um novo membro.

Um animal de estimação muda a rotina e a dinâmica de uma casa. E, se o presenteado fica fora de casa o dia inteiro por conta do trabalho, avalie um pet que exija menos atenção, como os gatos e peixes.

Se a casa tem crianças, avalie um pet que goste de brincadeiras e crianças. Nem todas as raças de cachorro se dão bem com os pequenos, respeite. Se alguém na casa tiver alergia, é bom avaliar também.

Adotar um pet é um gesto de amor

Então, antes de comprar um animal de estimação para presente, avalie a possibilidade de adoção. Ao adotar um cão ou gato, você estará contribuindo para dar um lar a um animal que foi abandonado. Com essa atitude você também não estimula o comércio, muitas das vezes indiscriminado e abusivo.

Leia também: Como identificar o gênero dos gatos? Saiba diferenciar machos e fêmeas

Gostou da matperia? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe: FacebookInstagranTwinter e Pinterest

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies