Cachorro correr atrás do rabo é sinal bom ou ruim? Entenda mais

Dono deve ficar atento aos sinais do seu melhor amigo

Quem tem cachorro em casa provavelmente já viu essa cena: o animal brinca, corre de um lado para o outro e em algum momento começa a girar atrás do próprio rabo. Muita gente se diverte e procura estimular o pet, mas sem saber o que na verdade está por trás daquele comportamento. Afinal de contas, o cachorro que corre atrás do rabo é sinal bom ou ruim? Pensando nisso, o Blog Pets do Folha GO resolveu esclarecer hoje (19/09) essa dúvida para que você fique atento aos sinais do seu melhor amigo.

Correr atrás do próprio rabo pode ser brincadeira ou ansiedade

-- Continuar depois da publicidade --

Ainda novos, sentem a necessidade de queimar energia / Canva

Existem vários motivos para isso, alguns bons, outros nem tanto. No caso dos filhotes, pode ser puramente por brincadeira. Quando ainda estão novinhos, eles sentem a necessidade de queimar toda a energia acumulada. E ao descobrirem a própria cauda, acham aquilo divertido. É uma prática que faz parte do seu processo de amadurecimento.

Já no caso dos cães adultos, o ato de correr atrás do próprio rabo pode ter outros significados. Um dos mais comuns é a ansiedade. Animais que passam muito tempo dentro de casa sem passear, por exemplo, podem desenvolver esse comportamento.

Para situações como essa, procure andar com o seu cachorro regularmente. Faça passeios diários, de preferência no início da manhã ou no fim da tarde. Outra dica importante é dar a ele brinquedinhos como bolas ou ossos para morder. Isso vai ajudar a deixar o animal com a boca ocupada, esquecendo um pouco o rabo.

Saiba mais: Você conhece a raça de gato sem rabo? Descubra isso e muito mais

Incômodo com machucados ou coceira também pode ser uma das razões

Muitas vezes o dono não percebe, mas o cão pode estar com algum machucado no rabo. Isso já é motivo suficiente para que ele corra em círculos atrás da própria cauda. Caso isso aconteça com o seu animal, procure um veterinário para tratar o ferimento. Isso vai evitar que o bicho continue mordendo uma área já lesionada.

-- Continuar depois da publicidade --

Em outros casos, porém, correr atrás do próprio rabo pode ser sinal da ação de pulgas, carrapatos ou fungos. Incomodado com a coceira, o cão tentará aliviar o incômodo mordendo a região. Para resolver o problema, o dono também deve procurar um veterinário. Dessa forma, o profissional poderá prescrever um medicamento para acabar com os parasitas.

Veja também: Cachorro grande ou pequeno: qual vive mais?

Instinto da raça também pode contribuir para o comportamento

Cães de caça podem achar a atividade divertida / Canva

Segundo os médicos veterinários, a caça ao rabo também pode estar ligada ao instinto da raça. Ou seja, não há com o que se preocupar se for esse o caso. Cães historicamente de caça, como o Golden Retriever, Beagle e Jack Russell, podem achar divertido correr atrás da própria cauda.

Em resumo, o ato de tentar pegar o rabo pode ter inúmeras causas. Para saber exatamente a do seu cão, é importante conhecer bem o animal. Na dúvida, procure o veterinário.

Todavia, para manter pets saudáveis e sem estresse, nada como um bom exercício diário

Sendo assim, veja como amam e ficam felizes!

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...