Cachorro lambe patas: saiba se é sinal de alerta para o tutor

Entenda essa mania do pet e saiba o que fazer

Seu cachorro lambe patas sem parar? Bem, isso pode ter uma série de significados. Ou seja, há várias razões que podem levar o seu cãozinho a ter um comportamento desse. Certamente que os cães tem o hábito de se lamber. No entanto, quando isso é excessivo, alguma coisa não está certa. Saiba mais hoje (20/09) aqui no Blog Pets do Folha Go.

Por que o cachorro lambe patas em excesso?

A priori, em boa parte das vezes o cachorro lambe patas porque possivelmente está com alguma ferida  ali. Eventualmente, ele teve algum dano nas unhas ou em outras partes da sua patinha. Não obstante, ele pode ter feito um corte ou então queimado a patinha enquanto passeava com você.

Além disso, outra possível razão para esse comportamento do seu cão é que ele pode estar com alguma alergia. De fato, as alergias incomodam bastante o animal. Portanto, uma das formas dele aliviar a coceira que ele está sentindo naquela área é lambendo ou até mesmo mordendo a pata.

cachorro lambe patas
Cachorro lambe patas: saiba se é sinal de alerta para o tutor. Fonte da imagem: Pixabay

Ademais, além de uma potencial alergia, outra motivação seria a existência de dores. Isso mesmo! Seu amado bichinho de estimação pode ter sofrido algum tipo de lesão, dos mais variados tipo. Uma vez que essas lesões causam dores, é justamente essa dor que incomoda o animal e faz com que ele lamba a pata.

Surpreendentemente, não são apenas causas físicas que instigam o cachorro a adotar uma atitude dessa. Com efeito, as razões por trás disso são emocionais. Em outras palavras, o seu cão pode estar sentindo muito estresse, tédio ou ansiedade, por exemplo. Assim sendo, ele acaba tendo esse conduta.

Como cuidar do excesso de lambidas nas patas

Se seu cachorro lambe patas em excesso, você precisa tomar algumas medidas para evitar ao máximo que isso aconteça. Para tal propósito, você pode por em prática cuidados como:

  • Mantenha o seu cão em um lugar que esteja sempre muito bem limpo e com a devida higienização;
  • Se for o caso, você pode também comprar calçados específicos para pets. Hoje em dia, existe até mesmo meias para os animaizinhos de estimação. Utilizando esse tipo de acessórios, ele terá uma dose extra de proteção. Contudo, lembre-se de limitar o uso desse tipo de objeto a quando for sair com o cão.
  • Use sempre produtos de higiene e cosméticos que sejam específico para cães. Além dele estar sempre limpo, isso evita também algum tipo de reação adversa.
  • Preste atenção na alimentação do seu cão. Na medida do possível, dê a ele ração premium ou super premium. Se der algum tipo de alimentação natural, como frutas e legumes, verifique com o veterinário quais o seu cão pode comer. Lembre-se ainda de notar a reação do cão ao comer. Se manifestar alguma alergia, troque a alimentação.

Aprecie também esse vídeo recheado de coisas engraçadas dos nossos amáveis pets!

 

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...