Seu cachorro late à noite: o que fazer se o vizinho reclamar? Veja aqui

Conheça as melhores dicas para evitar que seu cachorro fique latindo a noite

Bruna Nedel Hermes é responsavel tecnica pelo caderno Pets / CRMV/RS: 12.949

Um problema que muitos tutores de cães enfrentam, é quando ficam sem saber o que fazer quando o cachorro late a noite toda. Para te ajudar, hoje, 21/11, o Folha Go vai te explicar porque seu cachorro gosta de latir sem parar e, também, dar dicas de como resolver essa situação tão incômoda.

Continua depois da publicidade

Além de atrapalhar o sono de toda a família e dos vizinhos, pode até render processo. Por isso, é importante que você aprenda agora, como fazer seu cão parar de latir.

Saiba mais: os latidos de seu cão: conheça os tipos de sons e o que significam

Continua depois da publicidade

Porque o cachorro late à noite?

A princípio, são muitas as causas que podem levar seu bichinho a latir à noite. Alguns latem porque se sentem sozinhos, pois nesse horário todos estão dormindo.

Continua depois da publicidade

E certamente, muitos pets passam o dia todo solitário em casa no tédio e a noite, querem brincar com o dono ou se distrair. Outros, porque estão ansiosos ou estressados e, querem chamar sua atenção de alguma forma.

Na pior das hipóteses, os cães latem à noite, para avisar seus donos que estão vendo algo suspeito, como um ladrão, por exemplo.

Diante disso, é muito importante ficar atento aos latidos do seu cãozinho de madrugada, pois pode ser que ele queira, avisar que você está em perigo.

Entenda os motivos do seu cachorro latir a noite
Entenda os motivos do seu cachorro latir a noite. Fonte: clube para cachorros

 

O que fazer se o vizinho reclamar? Ele pode me denunciar por perturbação de sossego?

A resposta é sim, mas isso não significa que se seu cachorro latir a noite toda um dia, você levará um processo.

Perturbação de sossego é considerada como contravenção penal, prevista na lei 3.688/41. Segundo esta lei, provocar ou não impedir barulho produzido por animais de estimação, pode render de 15 a três meses de prisão ou multa.

Ou seja, se você deixar seu cachorrinho latir a noite toda ou atiça-lo para que lata de propósito para irritar seus vizinhos, você estará cometendo uma contravenção penal.

Agora, se você está fazendo o que pode e pretende seguir nossas dicas para seu cão parar de latir, você não levará processo por vizinho algum. Basta que vocês conversem de forma amigável para resolver a situação.

O que fazer para o cachorro parar de latir à noite?

Boa parte dos cães que latem à noite querem chamar a atenção do dono pois como todo animalzinho, também querem carinho.

Por isso, mesmo que você passe o dia inteiro fora, é importante que reserve um tempo do seu dia, para dar carinho ao seu amigo de quatro patas.

Podem ser com brincadeiras, carinhos ou petiscos para anima-lo. Estando feliz, dificilmente ele vai ficar latindo à noite toda.

Outra dica interessante é coloca-lo durante o dia em uma creche para cães, pois nesses lugares, costumam ter muitas atividades que cansam os bichinhos.

E um cão cansado, só quer saber de dormir à noite toda, quando volta para casa. Se não tiver grana para isso, peça a um amigo ou parente para levar seu pet para correr e brincar em alguns momentos do dia.

Contudo, se do nada, no meio da noite seu cachorro começar a latir, saia para fora de casa, olhe firme para ele e o mande parar. Não grite ou seja violento, apenas endureça a voz e mantenha-se sério, ordenando até que ele interrompa o ato.

Aprenda como fazer o cachorro parar de latir
Aprenda como fazer o cachorro parar de latir. Fonte: cachorrogato

Existe algum equipamento que faça o cão parar de latir?

O ultrassom antilatido é uma das ferramentas que promete ajudar os cães a pararem de latir. Entretanto, alguns protetores de animais são contra o uso dele por considerarem uma forma de violência. Portanto não é o mais recomendado.

Esses ultrassons emitem um som imperceptível para humanos e audíveis para cachorros, e esse som incômodo ajuda a parar o latido deles.

Ademais, existe também o apito que é utilizado para adestramento dos dogs, que também ajuda a evitar que o cachorro fique latindo à noite.

Portanto, seja qual for a estratégia para que seu cachorro não fique latindo à noite, o importante é preservar, acima de tudo, a saúde mental e a integridade do seu melhor amigo.

Confira também: descubra se o peixe betta reconhece o dono; saiba mais 

Gostou da matperia? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe: FacebookInstagranTwinter e Pinterest


Continua depois da publicidade
Para obter mais conteúdos siga o Folha Go no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!

Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão aprovados. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.