Cachorro maltês é raça de pet ideal para apartamento; descubra o que ele ama fazer

Alegre e carinhoso, o maltês se adapta facilmente à vida de seus donos

Criar animais de estimação em apartamento impõe uma série de desafios. E com cães não é diferente. É preciso oferecer um espaço para que o bicho se sinta confortável e também se divirta. E se tem uma raça ideal é o cachorro maltês. Pensando nisso, o Blog Pets do Folha Go traz hoje (09/09) um pouco mais sobre essa raça tão fofa e querida.

Conhecendo um pouco mais o cão maltês

Conhecido por seu jeito calmo e sociável, o maltês é um cão de porte pequeno, de aproximadamente 25 cm de altura, pelo branco e olhos escuros. Ou seja, é um animal amistoso, alegre, carinhoso e muito brincalhão. Muito popular no Brasil, a raça se adapta facilmente à vida de seus donos e é ideal para todo tipo de família.

Leia mais: Conheça 3 cães de companhia maravilhosos para escolher hoje

Como criar cachorro maltês: a raça de apartamento ideal

Maltês: conheça essa raça ideal para apartamento e o que ele mais ama fazer – Freerange

Todas essas características fazem do maltês uma raça ideal para se criar em apartamento. Isso significa que, por ser de porte pequeno, ele não tem problema com espaços reduzidos. Outra vantagem é que ele é muito dócil, o que é ótimo para crianças, e quase não tem queda de pelo, o que é ideal para pessoas alérgicas.

O maltês costuma se dar muito bem com outros animais e pessoas. No entanto, ele pode ser um pouco possessivo com seus donos, ainda mais na presença de desconhecidos. A propósito, é um excelente cão de alarme!

Por mais que seja uma raça ideal para se criar em apartamento, é importante destacar que o maltês não deve ser deixado sozinho por longos períodos, pois ele pode sofrer com a solidão. Antes de tudo, procure sempre deixá-lo na companhia de alguém.

Alguns cuidados básicos e o que o maltês mais gosta de fazer

Devido ao seu porte pequeno, o maltês é um pouco mais delicado e sensível do que outras raças. É importante cuidar bem dele para que não seja pisado ou caia de alturas um pouco mais elevadas.

O maltês é uma raça que necessita de exercícios constantes. Ou seja, se você mora em apartamento, o ideal é passear com ele na rua pelo menos duas vezes por dia. Assim, ele sai de um espaço reduzido e consegue queimar energia com caminhadas ao ar livre.

Maltês: conheça essa raça ideal para apartamento e o que ele mais ama fazer. Pixabay

Outra forma de fazer o maltês se exercitar, por exemplo, é brincar com ele com bolinhas ou outro acessório, como mordedores e “ossos” para roer. E o melhor: isso pode ser feito dentro de casa mesmo. Além de ajudá-lo a se movimentar, esse tipo de atividade também irá fazer o cão se divertir bastante.

Veja também: Conheça raças de cachorro para crianças que moram em apartamento

Cuidados de higiene do cachorro maltês

Quanto à higiene do cachorro maltês, o recomendável para a raça é dar um banho por mês com o auxílio de um sabonete ou shampoo neutro. Por ter um pelo muito sedoso e uma pele muito fininha, o maltês pode apresentar algum tipo de alergia, dependendo do produto utilizado.

Escovar o pet é importante

Outra dica é escovar o pelo diariamente, evitando assim o acúmulo de sujeira e o aparecimento de nós no cachorro maltês, seu amiguinho de plantão.

Disciplina e ensino diário

Por ser uma raça muito inteligente e que obedece facilmente aos comandos do dono, o ideal é ensinar ao maltês, desde pequeno, o local certo para fazer suas necessidades. Nesse sentido, é importante delimitar uma área do apartamento e mostrar ao cão que ali é o local certo. Tapetes higiênicos, por exemplo, são uma boa alternativa e devem ser trocados pelo menos uma vez por dia.

Afinal, veja também a alegria dos pets quando brincam e se divertem com seus tutores!

Comments
Loading...