Looks like you have blocked notifications!

Como cuidar da saúde dos animais silvestres e dicas da veterinária

Animais sivestres exigem cuidados

-- Continuar depois da publicidade --

O manejo de animais silvestres exige responsabilidade e planejamento. Inclusive, os cuidados com animais silvestres são necessários para que eles tenham uma vida longa e saudável. E é sobre isso que hoje (02/02) aqui na Coluna Pets do Folha Go nós vamos falar mais, sobre cuidados com a sua saúde. Os animas silvestres englobam aves, répteis, coelhos e roedores.

Para falar com propriedade do assunto, consultamos a veterinária da Coluna Pets, Bruna Hermes que esclareceu as principais dúvidas sobre esse tema. Ela explica primeiramente que tem veterinário para cada tipo de animal: “A gente tem veterinário de animais domésticos (cão e gato), veterinário de grande porte que vai cuidar de cavalo, bovino,  e tem os veterinários de animais silvestres”, explica. Continue lendo para saber mais.

-- Continuar depois da publicidade --

Leia também: Aprenda agora a diferença entre animais silvestres e domésticos: veja exemplos

Quando levar o animal para consultar?

animais silvestres
Como cuidar da saúde dos animais silvestres e dicas da veterinária Foto – Saúde Animal

Primeiro a veterinária explica que diferente de gato e cachorro, eles não tem a mesma demanda. E afirma também: “Eles não tem essa necessidade de ir assiduamente no veterinário”. Além disso não há tratamento com vacinas ou vermífugos.

Obviamente quando o animal não estiver bem, quando ele apresentar alguns sintomas, como não quiser comer, ficar prostrado, por exemplo, o proprietário vai perceber que ele pode estar com algum problema e vai acabar levando-o para o veterinário avaliar.

Mas se o animal não apresentar nenhum tipos desses sintomas, se recomenda que pelo menos uma vez por ano, os donos de animais silvestres levem os bichinhos ao veterinário.

Qual o melhor animal para se ter em casa? Silvestre ou doméstico?

De acordo com a veterinária vai depender do que o dono está buscando: “Ele não pode ter uma cobra como animal de estimação e achar que vai interagir como um cachorro”, explica.

Ou seja, depende muito do objetivo que o tutor tem na hora da aquisição do animal. É sempre bom conhecer a legislação vigente se permite ou não, buscar saber qual tipo de interação, alimentação e outras peculiaridades do bicho escolhido. Todos esses fatores são importantes a pessoa saber antes de optar.

Ademais, leia ainda: Capivara e Sapo de vidro: conheça esses animais exóticos brasileiros

Animais silvestres: qual comida oferecer?

-- Continuar depois da publicidade --

 animais silvestres
Alguns cuidados são importantes no manejo com animais silvestres Foto – G1

Outra dúvida comum é sobre a comida desses animais. A veterinária Bruna explica que não pode ser ração de gato ou cachorro: “Normalmente cada um tem sua alimentação específica”.

E ainda ressalta que:

“Dentre os animais silvestres tem alguns que são carnívoros, e alguns herbívoros. Os carnívoros normalmente vão se alimentar de animais menores que eles, por exemplo”.

Sendo assim, quem tem uma cobra já sabe como funciona a rotina da cobra, como é o manejo dela, então esse tutor já pega em locais específicos ratinhos pequenininhos pra cobra se alimentar.

E tem aves que se alimentam de insetos, de plantas, as vezes até de frutas. Vai depender muito do animal que a pessoa for ter e de como vai funcionar a alimentação dele.

Necessidades dos animais silvestres

Conforme ainda explica a veterinária, as necessidades dos animais silvestres vão variar bastante com o tipo de animal.

“Se é uma ave, vai precisar saber do corte das asas dos pássaros, pra esse animal não voar ou fugir, dos répteis a temperatura ideal para ele se sentir a vontade porque o objetivo desses bichos é a gente sempre manter eles com bem estar. Dependendo do tipo de animal cada um terá a sua necessidade”, esclarece.

Portanto, ser tutor de um animal silvestre é uma grande responsabilidade, exige gastos financeiros, tempo e dedicação.

Por fim, leia também: Animais silvestres também podem ser de estimação? Saiba mais

Enfim, gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe.

Looks like you have blocked notifications!

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...