Como cuidar de um cavalo de estimação? Conheça melhor esse pet

Se você deseja ter um cavalo de estimação, saiba que o cuidado vai muito além do que se imagina

Se cuidar de pets pequenos como cães e gatos requer muita responsabilidade, com animais de grande porte tudo é mais complexo. Tendo isso em vista, neste domingo (29/11), o Caderno Pets, do Folha Go fornece algumas dicas sobre como cuidar de cavalo de estimação.

Leia também: Pastor Alemão: conheça o cão que pastoreava os rebanhos na Alemanha

Como cuidar de um cavalo de estimação? Conheça melhor esse pet
Como cuidar de um cavalo de estimação? Conheça melhor esse pet – Imagem: Divulgação Canal Rural

Embora o animal seja lindo e um ótimo companheiro, ele necessita de cuidados específicos relacionados à saúde, alimentação e muitos outros. Desse modo, se você quer ter um cavalo de estimação, tenha em mente que vai desembolsar uma quantia considerável por mês para manter o animal saudável e com bem-estar.

Cavalo de estimação

Para quem ama animal de grande porte, os equinos são uma alternativa e tanto na hora de escolher o animal de estimação. No entanto, a escolha não é tão comum, mas costuma ser feita por quem realmente tem admiração por cavalos.

Quase sempre, pessoas que já entendem sobre os animais costumam comprar cavalos, seja para competição ou outros fins. Contudo, se você deseja ter um cavalo de estimação, saiba que o cuidado vai muito além do que se imagina.

Confira, desse modo, algumas dicas de como cuidar desse animal que pode ser um pet incrível.

Cavalos necessitam de grandes espaços

Se o quintal da sua casa é pequeno, esqueça a ideia de ter um cavalo de estimação. Brincadeiras à parte, os cavalos necessitam de um espaço muito maior que um quintal.

Por ser de grande porte, o cavalo precisa de espaço para se exercitar e para que ele possa se locomover com total liberdade. Além disso, esse local deve ser gramado e não deve conter arame farpado, para não correr o risco do animal se machucar. Também não deve ter plantas tóxicas.

Também é necessário que você disponha de um lugar adequado para que o cavalo possa se abrigar, dormir e se alimentar. Esse local, dessa forma, deve ser limpo com frequência, pois as fezes e a urina não podem acumular.

Veja ainda: Aprenda a calcular a idade do seu cachorro em relação aos humanos

Alimentação especial

Um cavalo saudável e no peso padrão (cerca de 450 kg) ingere 10 kg de alimento por dia. Sendo assim, essa comida deve ser a melhor possível e deve oferecer todos os nutrientes que o animal necessita. Fardos de feno e alfafa são as melhores opções para a alimentação do cavalo de estimação. Sem esquecer de água limpa e fresca todos os dias.

Acompanhamento com o médico veterinário

Todos os aspectos que envolvam a saúde e o bem-estar do cavalo devem passar pelo médico veterinário. O profissional saberá o tipo ideal de alimentação que o cavalo de estimação irá precisar, bem como os problemas de saúde que podem acometer o animal e quais os cuidados mais específicos que o tutor deve ter com o pet.

Além disso, o veterinário fará procedimentos de vacinação, manutenção da saúde dentária e desparasitação imprescindíveis para a saúde do animal.

Cuidado com os cascos e pelos do animal

Como cuidar de um cavalo de estimação? Conheça melhor esse pet
Como cuidar de um cavalo de estimação? Conheça melhor esse pet – Imagem: Divulgação IG

Os cascos do cavalo de estimação devem ser limpos de forma constante por um profissional (ferreiro) especializado para que se evite cortes, feridas, doenças, carrapatos e diversos outros problemas. O animal pode ser banhado em dias quentes e com shampoo próprio. Desse modo, os pelos devem ser escovados também com uma escova adequada e de forma constante.

Logo, se você deseja ter um cavalo de estimação, deve tomar esses e diversos outros cuidados. Afinal de contas, o bem-estar do animal importa muito mais.

Confira: O gato Thai procede do Siamês? Entenda como nasce a raça Thai

Por fim, gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe: FacebookInstagramTwitter e Pinterest.

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies