Como escovar os dentes dos cachorros: 5 dicas de cuidados que não podem faltar

Cuidados para cuidar da saúde bucal do seu melhor amigo

A escovação canina é importante pois ela ajuda a prevenir infecções que podem ocasionar doenças graves nos cães. Dessa forma, para ajudar a manter a saúde bucal deles em dias, o blog Pets do Folha Go, deste sábado 25/09, vai dar dicas de como escovar os dentes dos cachorros.

Leia mais: Como Transportar Cachorro Pequeno De Forma Correta: Confira Dicas De Segurança

Entenda sobre a  limpeza dentária canina

Como escovar os dentes dos cachorros Foto: Dreamstime
Como escovar os dentes dos cachorros; xô para o mau hálito de uma vez por todas Foto: Dreamstime

Segundo especialistas a recomendação é que a limpeza do dente do cachorro deve ser diária. Contudo, isso deverá estar aliado a uma alimentação adequada e de qualidade. 

Nesse sentido, alguns petiscos funcionam como aliados para fazer a limpeza, assim como brinquedos. Estas alternativas auxiliam na prevenção da formação de tártaros nos dentes. 

Veja mais: Como Escolher Plano De Saúde Para Pet: Confira Dicas Importantes

Como escovar os dentes do cachorro

Como escovar os dentes dos cachorros Foto: Dreamstime
Como escovar os dentes dos cachorros Foto: Dreamstime

1- Primeiramente, tenha paciência e introduza a escovação dentária aos poucos na rotina do cachorro.  Uma vez que ele vai apresentar resistência, sendo assim, aos poucos ele ficará acostumado.

A princípio, nos primeiros dias faça uma escovação simples e rápida usando gaze aos invés da escova, para que fique menos incomodado. 

2- Escolher o momento certo faz toda diferença para escovar os dentes do cachorro, escolha um horário na qual ele esteja tranquilo. O cachorro estando calmo e relaxado é ótimo para escovar. 

3 – A técnica de escovação é muito importante, então comece fazendo movimentos circulares leves nos dentes do pet. Em seguida, movimentos suaves de cima para baixo.  Antes de mais nada, comece escovar os dentes pelo lado externo, sendo este o lugar mais fácil.

4 – Em primeiro lugar, nunca utilize a pasta de dente de humanos para escovar os dentes dos cachorros. Isso porque ela possui componentes tóxicos para os cães, a pasta para eles é especial e tem sabor que pode cativar o seu pet. Deixando o processo de escovação tranquilo. 

5 – Antes de tudo, escolha a escova específica para cachorros, existem tamanhos ideais para cada porte. As cerdas devem ser macias para não machucar a gengiva do animal. No mercado tem a opção de escova tipo (dedeira), com ela a escovação fica bem mais fácil. 

Confira também: Cachorro Correr Atrás Do Rabo É Sinal Bom Ou Ruim? Entenda Mais

VÍDEO: PET CARAMARELO EM CLIMA DE PURA DIVERSÃO

Comments
Loading...