Como saber se o cachorro vai ficar grande? Entenda agora

Confira algumas dicas para imaginar o tamanho do seu cachorro quando ele crescer

Top Stories Omelete Suflê de Forno: aprenda receita queridinha das famosas pronta em 15 minutos

-- Continuar depois da publicidade --

Ao decidir comprar ou adotar um animal de estimação, muitas pessoas querem logo ter a certeza de que tamanho o pet vai ficar quando alcançar a idade adulta. Mas será que tem como saber se o cachorro vai ficar grande independente da raça? Leia abaixo este artigo do Folha GO e descubra hoje, 19/12, na coluna pets.

Confira algumas dicas para saber se o cachorro vai ficar grande quando crescer
Confira algumas dicas para saber se o cachorro vai ficar grande quando crescer | Imagem: Boryanam\Freepik

-- Continuar depois da publicidade --

Leia também: Quer adotar um cachorro? Veja o que é preciso para conseguir o seu bichinho de estimação

Como saber se o cachorro vai ficar grande? Veja algumas dicas

Se você está pensando em obter um cachorro de raça, descobrir se ele ficará grande é muito fácil. Basta pesquisar na internet, nos livros ou perguntar a um veterinário. Certamente será possível encontrar a média de altura e de peso de cada um.

Contudo, se o bichinho é resultado de um cruzamento entre raças diferentes ou se é vira-lata a situação complica um pouco. Já que todos eles são diferentes não há um parâmetro que seja comum para mensurar.

Procure saber a ascendência

Conhecer os pais do cachorro é uma boa pista para se ter uma ideia de que tamanho o cão vai ficar. Isso porque, assim como os humanos, os cães também herdam a genética dos progenitores.

Sendo assim, é possível que ele siga com o mesmo porte dos pais. É interessante notar também que as cadelas costumam puxar às mães, enquanto os cachorros machos puxam aos pais. No caso de cruzamento entre raças, é provável que o pet alcance um tamanho médio entre as duas.

-- Continuar depois da publicidade --

Sinais corporais

Caso os pais do cachorro não sejam conhecidos, uma alternativa é observar os sinais do corpo do bichano. Se, enquanto filhotes, as patas e orelhas do cão são maiores e parecem desproporcionais ao resto do corpo, é bastante provável que o animal vai crescer mais.

Sinais corporais podem ajudar a reconhecer o porte do cachorro
Sinais corporais podem ajudar a reconhecer o porte do cachorro | Imagem: Freepik

Veja ainda: Adoção de animais de estimação cresce na pandemia; veja cuidados ao adotar

Calcule o porte do seu pet

Para quem quer ter uma ideia mais certa de quão grande o cachorro vai ficar quando crescer, é possível fazer um cálculo. É o seguinte:

Divida o peso do cachorro pela idade atual em semanas e, em seguida, multiplique por 52. Esse é o número de semanas no período de um ano. Assim, portanto, será viável prever como será o crescimento médio do bichinho em 12 meses.

Crescimento médio dos cachorros

Apesar do cálculo acima nos dar uma previsão de quanto o cachorro vai crescer, é preciso ter em mente que cada animal cresce em um ritmo diferente.

Os cães pequenos, por exemplo, costumam crescer mais ou menos até os 10 meses de vida. Enquanto isso, os de porte médio crescem até seus 12 meses chegando a pesar até 25 kg. Já os cachorros grandes continuam crescendo até os 15 meses.

Conhecer o tamanho que o cachorro vai atingir na idade adulta é muito importante para os tutores saberem se terão o espaço disponível que seja compatível com o porte do animal.

 

Continue lendo: Cachorro entende o que o dono fala: saiba como isso é possível agora

Por fim, gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe: FacebookInstagramTwitter e Pinterest.

-- Continuar depois da publicidade --

Para obter mais conteúdos siga o Folha Go no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!

Comments
Loading...