Como transportar cachorro pequeno de forma correta é um desafio para muitos tutores. De fato, o condutos do veículo pode até ser multado e ter punição na Carteira Nacional de Habilitação (CNH); isso no caso de não ter certos cuidados. Desse modo, o Blog Pets do Folha Go preparou nessa segunda-feira (20/09) esse artigo que vai te ensinar de uma forma super prática e transportar seu animal sem percalços.
Quem tem pet em casa sabe bem as dificuldades na hora de viajar ou precisar resolver alguma coisa, como levá-lo ao veterinário, por exemplo. O transporte é uma das questões que podem ser simples ou dar a maior dor de cabeça.
Assim sendo, saiba o que é permitido na hora de levar o pet para passear. Se você adora levá-lo no colo para que ele aproveite o vento e curta a paisagem, está fazendo errado, pois além de não ser permitido, pode ser perigoso para o cachorro.
Como transportar cachorro pequeno de forma correta
Para entender melhor sobre como transportar os pets corretamente, é preciso atentar-se a três artigos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB); veja:
Art. 252 – De acordo com o inciso II, considera-se infração média, com penalidade por multa e perda de pontos na carteira, dirigir o veículo “transportando pessoas, animais ou volumes à sua esquerda, ou entre braços e pernas”.
Art. 235 – Considera-se infração grave, com penalidade por multa, perda de pontos na carteira e retenção de veículo para transbordo, “conduzir pessoas, animais ou carga nas partes externas do veículo, salvo quando devidamente autorizado”.
Art. 169 – Considera-se infração leve com penalidade por multa e perda de pontos na carteira “dirigir sem atenção ou sem os cuidados indispensáveis à segurança”.
Portanto, para não colocar a segurança de ninguém, inclusive do pet em risco, todo esses pontos devem ser vistos com atenção. Além disso, isso vai fazer com que você não receba multas.
Leia também: Quando começar o adestramento do cachorro? Veja 5 dicas para fazer em casa
Dicas para o transporte adequado
A transportar o seu cachorro pequeno, atente-se para os pontos:
- Mantenha o pet preso, seja na caixinha própria de transporte ou em cadeirinhas;
- Nunca se esqueça de tirar o pet de dentro do carro quando você sair;
- Não deixe o pet com a cabeça para fora do carro;
- Em movimento, deixe o ar ligado ou as janelas abertas.
Leia ainda: Tosa de cachorro: confira 5 dicas para cuidar do seu pet em casa
E para passear, não se esqueça dos acessórios de segurança!
Então, coloque a coleira e a guia, devidamente ajustada nos animais de estimação. Bom passeio!