Conheça a raça canina Alabai: o cão homenageado com estátua

O cachorro é tranquilo, independente, tranquilo e corajoso. Possui uma alta capacidade de trabalho e resistência

Anúncio


Segundo a história, os cães foram os primeiros animais domesticados. Esses animais se tornaram verdadeiros companheiros do homem, e são um dos pets de estimação mais presentes no Brasil.

Continua depois da publicidade

Desse modo, recentemente, um cão homenageado com um estátua chamou a atenção em todo o mundo. Sendo assim, o Caderno Pets, do Folha Go traz nesta quinta, 31/12, informações sobre a raça canina em questão: a Alabai.

Leia a matéria até o fim e aprenda tudo sobre a raça Alabai.

Continua depois da publicidade

Leia também: Veja 15 pets de desenho animado: Coragem o cão covarde, saiba dele e outros mais

Continua depois da publicidade
Conheça a raça canina Alabai: o cão homenageado com estátua
O trabalho com os cães começou pela União Soviética em 1930 – Imagem: Divulgação Youtube

Alabai: o cão homenageado no Turcomenistão

Também conhecido como pastor da Ásia central, o Alabai é uma raça de cão super antiga e pouco conhecida no Brasil. Já que o cão tem sua origem ligada diretamente à antiga União Soviética.

A raça foi desenvolvida ao longo de mais de 4 mil anos. As principais heranças genéticas do Alabai são: os cães mais antigos do Tibete,  os Cães Boiadeiros de diversas tribos nômades, o Cão Pastor da Mongólia e, por fim, com o Mastiff Tibetano.

O trabalho com os cães começou na União Soviética em 1930. Nessa época, os cachorros eram usados em tarefas de guarda. Protegiam o gado dos predadores, as habitações dos seus tutores e as caravanas.

Aspecto do Alabai

Os cães dessa raça são grandes e robustos. O Alabai tem como características físicas, a cabeça grande, focinho largo, possuem os lábios ligeiramente caídos, as orelhas arredondadas e curtas, e a cauda é cortada. Já que no Turcomenistão, culturalmente, ter cachorros com cauda longa é uma falta. A pelagem do animal pode variar entre curta e longa, e também com relação às cores.

Veja ainda: Conheça 4 raças de cães policiais: saiba o motivo da escolha dessas raças

Comportamento do Alabai

Devido à seleção natural, com condições de vida difíceis e luta com predadores, os cães da raça Alabai desenvolveram um caráter considerado forte e destemido. Além disso, o cachorro é tranquilo, independente e corajoso. O animal possui uma alta capacidade de trabalho e resistência.

É também muito territorial e orgulhoso. Porém, ele é um animal amável e obediente aos comandos do seu dono. É fiel, dócil e protetor. O cão consegue aprender rápido e, portanto, é muito inteligente. Dessa forma, o cachorro é um ótimo companheiro.

Portanto, o cachorro é admirado nos países asiáticos. Ademais, recentemente a raça ganhou uma homenagem no Turcomenistão: uma estátua localizada em uma importante via da capital.

Cão Alabai homenageado com estátua gigante

Conheça a raça canina Alabai: o cão homenageado com estátua
Conheça o cão homenageado com estátua – Imagem: Divulgação UOL

O Turcomenistão homenageou a raça Alabai, colocando uma grande estátua dourada em uma via super importante de Asgabate, capital do país. Desse modo, segundo informações divulgadas pela agência Reuters, a estátua condiz com a admiração que o país tem pelos cães.

O cão Alabai virou um patrimônio nacional do país. O cachorro faz parte até de obras literárias. Dessa maneira, recentemente, ganhou uma bela estátua. A agência de notícias do país, TDH, afirma que a inauguração da estátua reflete o orgulho e a autoconfiança do cão e de toda a população. Sendo assim, o cão homenageado agora fica exposto para quem passa pela via.

Confira portanto: Encante-se com o cão Doberman: uma das raças mais inteligentes para conferir

Por fim, gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe: FacebookInstagramTwitter e Pinterest.

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies