Sou redator, roteirista e pai da Alice. Formei-me em Comunicação Social no IESB em 2010 e de lá para cá escrevo de t...

Conheça o gato Maine Coon, um dos mais antigos que conhecemos

O Maine Coon é o gato símbolo do estado do Maine, sendo o gato peludo mais antigo registrado nas Américas

0

O Maine Coon é uma raça de gato natural das Américas, sendo considerada a raça de pelo longo mais antiga conhecida no continente. Também é uma das maiores raças domésticas, uma vez que pode chegar aos 100 centímetros. Apesar do tamanho, se mostra bem amigável, inclusive com crianças. Conheça mais desse pet, hoje, 26/01, no Folha Go. 

Saiba mais em: Doença De Coração Nos Gatos: Entenda Mais Com Dicas Da Veterinária

-- Continuar depois da publicidade --

A origem do Maine Coon

Não se sabe exatamente a origem da raça, contudo há uma série de teorias. A mais aceita delas é que o Maine Coon é nativo das Américas, entretanto sua existência foi ameaçada quando outras raças peludas foram introduzidas no continente americano no século 19. No entanto, no século 20, criadores se esforçaram em preservá-la e hoje é uma das mais populares do mundo. 

OMaine Coon é um gato rústico, grande, com pelo grosso e resistente à água | créditos da imagem: Oh my mag

No século 16, os gatos domésticos trazidos da Europa para o estado da Nova Inglaterra, nos Estados Unidos, passaram por invernos rigorosos, dessa forma somente os mais fortes e adaptáveis sobreviveram. Assim, o Maine Coon apresentou um sólido desenvolvimento, se tornando um felino de constituição forte, rústico, grande, com pelo grosso e resistente à água.

Seu nome vem de uma das teorias de sua origem. De acordo com uma história, um gato doméstico vivia solto nas florestas do Maine e acabou cruzando com um um guaxinim. Embora isso não seja biologicamente possível, a história acabou sendo alimentada e recebeu esse nome: Maine referente ao estado e Raccoon (guaxinim em inglês). 

Características da raça

Os machos pesam de 7 a 11 quilos e as fêmeas entre 5 a 8 quilos. Geralmente, um adulto tem altura média de 40 cm e comprimento de 100 cm, incluindo a cauda, que por sua vez, pode chegar a 36 cm. O desenvolvimento completo do corpo ocorre após os três anos de idade, enquanto outros gatos levam um ano para chegar a maturidade corporal. 

-- Continuar depois da publicidade --

O Maine Coon tem um corpo musculoso e sólido, necessário para manter o peso. Esse gato possui um corpo com forma retangular, no entanto seu peito é mais amplo que o restante do corpo. É um gato forte, capaz de suportar o frio intenso, porém também vive no calor. Apresenta pelagem macia, com camada dupla. 

Leia mais: Ração molhada para gatos é uma boa opção? descubra agora

Comportamento e cuidados

Apesar do tamanho, a raça é extremamente dócil, gentil e companheira, mesmo de outros gatos. É um felino de fácil adaptação e é bem amigável. Precisa de companhia, contudo pode ficar alguns períodos sozinho, mas não dias. Quando algum familiar estiver em casa, certeza que o Maine Coon estará por perto pedindo atenção e carinho. 

Brincalhão e curioso, essa raça precisa de interações com os tutores | créditos da imagem: Segredos do mundo

Brincalhão e curioso, essa raça precisa de interações, portanto sempre que possível proponha brincadeiras para que ele possa se cansar. Depois disso, vai dormir por horas, até acordar pedindo comida ou mais atenção.

O Maine Coon exige cuidados básicos, como vermífugo, vacinas e comida de qualidade. Dificilmente vai adoecer, contudo pode apresentar alguns problemas de saúde com o tempo, causados principalmente pelo tamanho, como a  atrofia muscular espinhal. A doença é genética e compromete os ossos e musculatura do pet.

Veja mais: Qual o preço do shar-pei? Veja esse pet com dobras na pele e que esbanja simpatia

Por fim, gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe!

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...