Cuidados com cachorro: por onde começar? Aprenda como cuidar do seu pet

É um dever do guardião zelar pela saúde e bem-estar do bichinho de estimação

Anúncio


03/11/2020 – Ter um cachorro em casa requer uma série de cuidados. Afinal, é um dever do guardião zelar pela saúde e bem-estar do bichinho de estimação. Se você acabou de adotar um e não sabe por onde começar, leia abaixo e aprenda como cuidar do seu cão.

Continua depois da publicidade
Cuidados com cachorro: aprenda como cuidar de seu animal de estimação
Cuidados com cachorro: aprenda como cuidar de seu animal de estimação | Foto: reprodução site Vida Animal

Leia também: Banho e tosa em cachorros são complicados? Entenda a importância e saiba quando fazer

Cuidados necessários para quem tem cachorros em casa

Cuidados básicos

No geral, todos os cães precisam dos mesmos cuidados básicos. São eles:

Continua depois da publicidade
  • Recipientes limpos com comida e água fresca;
  • Cama confortável para dormir;
  • Brinquedos e mordedores para se entreter;
  • Passeios diários, pelo menos 2 ou 3 vezes ao dia;
  • Higienização com banho, tosa, limpeza de dentes e remelas;
  • Educação, para que obedeçam aos comandos.

Ambiente do cachorro

A primeira coisa a se fazer após adotar ou comprar um cachorro é escolher o local da casa em que ele ficará. Será apenas no quintal ou ele poderá circular pelos cômodos internos? Onde ele dormirá? Onde os recipientes com comida e água ficarão localizados?

Continua depois da publicidade

Tudo isso é importante para planejar como será a higienização do espaço. O ideal é manter o local sempre limpo para evitar o aparecimento de pulgas, assim como alergias e outras doenças.

Vale lembrar que também é preciso limpar a caminha, brinquedos e outros itens que, por ventura, eles utilizam, como tapetes ou toalhas, por exemplo.

Alimentação de qualidade

Uma boa alimentação é primordial para manter a saúde dos cachorros em dia. Afinal, é através da comida que eles vão adquirir nutrientes e vitaminas para permanecerem saudáveis.

Desse modo, é importante prestar atenção à ração. As rações comerciais normalmente são as mais indicadas, pois já são balanceadas nutricionalmente.

Contudo, é preciso dosar as quantidades de acordo com o porte e a idade do animal. Em caso de dúvida, não hesite em consultar um veterinário.

Veja ainda: Porque o cachorro é considerado o melhor amigo do homem? Entenda

Visita ao veterinário

Consultar um veterinário periodicamente é outro cuidado muito importante. Durante a visita ao consultório, o profissional vai fazer um check-up geral no cachorro e tirar todas as dúvidas que o dono tenha.

Além disso, é necessário levar o bichinho para receber as vacinas anualmente. Esse cuidado é fundamental para prevenir doenças graves.

Outro ponto relevante que coloca a saúde dos cachorros em risco são os vermes. Desse modo, é indicado fazer uma vermifugação completa para que a proteção dure o ano inteiro.

Passeios e brincadeiras

Praticar atividades físicas e participar de brincadeiras são essenciais para manter a saúde física e mental dos cachorros.

Sendo assim, fazer passeios regulares e incentivar brincadeiras é uma ótima ideia para fazê-los gastar energia, desenvolver a musculatura e deixá-los felizes e realizados.

Algumas pessoas não sabem, mas os cães também estão suscetíveis a problemas mentais, como ansiedade. Por isso, separar um tempinho no dia para brincar com eles e oferecer carinho é primordial.

Socialização

Por fim, é importante estimular a socialização do cachorro. Ele precisa entrar em contato com outros animais da mesma espécie, conhecer cães da mesma e de outras raças.

O bichinho também precisa se socializar com outras pessoas de todas as idades.

A ação é necessária para evitar uma possível agressividade futura, bem como para impedir que ele não tenha medo e adote um bom comportamento em público.

Continue lendo: Quer adotar um cachorro? Veja o que é preciso para conseguir o seu bichinho de estimação

Gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe: Facebook, Instagran, Twinter e Pinterest

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies