Cuidados com gato de pelo comprido no verão e dicas da veterinária

Cuidados com gato de pelo comprido no verão e dicas da veterinária. Escovar nosso gato não é apenas estético, é importante para a saúde.

Ter um gato de pelo comprido perece realmente ser algo muito bonito. No inverno eles são como um ursinho de pelúcia. No entanto, no verão, o seu pelo comprido necessita de cuidados especiais, tanto para o bem-estar do felino, quanto para evitar que a casa se encha de pelos. É isso que hoje, 11/01, aqui na Coluna Pets, do Folha Go, nós vamos falar mais a respeito. Continue acompanhando a matéria que está recheada de informações importantes para você tutor que tem gato de pelo comprido.

Saiba mais emGato Norueguês Da Floresta: Saiba Mais Do Esperto Felino

Gatos de pelo comprido são lindos, mas exigem atenção

 gato de pelo comprido
Gatos de pelo comprido precisam de cuidados Foto – Pixabay

Muitas pessoas que amam gatos são especialmente atraídas por gatinhos de pelo comprido. Claro que eles são visualmente deslumbrantes. No entanto, muitos proprietários de gatos de pelo comprido ignoram a manutenção que o pelo de seu animal de estimação exige.

Embora os gatos saudáveis ​​sejam geralmente mimados e se cuidem naturalmente, muitos gatinhos de pelo comprido precisam de um pouco ou até mesmo de muita ajuda extra para manter seus pelos bonitos. ´

Veterinária Bruna Hermes orienta dicas aos tutores com gato de pelo comprido

gato de pelo comprido
Tutor deve escovar o pelo do gato diaramente – Foto Pixabay

A veterinário da Coluna Pets, Bruna Hermes, esclarece algumas dúvidas sobre gatos de pelo comprido.

“É importante dar uma ração de qualidade, que tenha boa quantidade de fibras, porque automaticamente quando esse gato peludo vai se dar banho, ele vai se lamber e vai acabar ingerindo pelos. A gente tem até rações especificas no mercado para evitar bolas de pelos e também há suplementos vitamínicos que são em formato de pasta que ajudam o gatinho na eliminação das bolas de pelo”.

Veterinária esclarece dúvidas sobre levar o gato para pet shop

Outra orientação da veterinária Bruna é sobre a frequência de levar o gato a uma pet shop:

“É indicado o banho já com 3 meses. É importante levar o gato desde pequeno para conhecer a pet shop. O dono também pode conhecer o local, e a forma como irão tratar o felino. Importante olhar se esse pet shop é acostumada a dar banho em gatos, e que não pegue cachorro e gato no mesmo local para banho. Porque se o gato se estressa e se traumatizar ele não volta mais para aquela pet. Olhar a estrutura que oferecem para gatos, o que tem de diferencial”.

Dessa forma, a veterinária também esclarece que o tutor deve escovar o pelo diariamente. E ainda ficar atento se ele vomitar muita bola de pelo e levar ao veterinário para fazer uma revisão do quadro de saúde do pet.

Sendo assim, alguns tutores também possuem dúvida sobre a tosa de pelos em animais de pelo cumprido. E sim, gatos podem ser tosados! E isso também pode ser feito em casa, mas com muito cuidado e atenção como explica a veterinária:

“Sobre tosar o gato em casa não há problema. Contando que seja um gato calmo, tranquilo, e que o tutor tenha lido algo de como vai tosar o gato”.

Leia mais: Ração molhada para gatos é uma boa opção? descubra agora

A importância de escovar o pelo e algumas dicas

gato de pelo comprido
Escovar os pelos do gato ajuda na higienização – Foto Pixabay

Por isso, aqui estão várias dicas para que você conheça os cuidados específicos que os gatos de pelo comprido precisam na estação quente. Dessa forma, escovar nosso gato não é apenas estético. Cuidar do seu pelo é muito importante, pois desempenha um papel importante no sentido do tato (fundamental para sua mobilidade e equilíbrio) e também serve como um isolante.

Embora o período “oficial” de queda seja na primavera e no outono, no verão será fundamental estar munido de artigos de higiene para gatos, como uma boa escova e um rolo removedor de pelos para remover os que estão caindo e que podem causar nós, irritações da pele e outros inconvenientes.

Dicas importantes de escovação

E como nem sempre é fácil fazer uma escovação que permita ao nosso peludo ter pele e pelagem saudáveis, aqui vão algumas dicas para uma boa sessão:

  • Para a sessão de escovação, principalmente se o seu gato estiver nervoso, será útil ter mais de uma escova. Uma de fibras macias para iniciar o processo, para que se acostume e sinta um momento de carinho e massagem, e outra com o fibras mais robustas, que permitirão remover uma maior quantidade de cabelos destacados.
  • Nesse sentido, a sessão deve durar o tempo que você quiser! Porque podemos escovar, escovar e escovar nossos gatos de pelo comprido, e sempre vai sair pelo. Você precisa de paciência, e quanto mais escová-los e quanto mais cabelo remover, melhor.
  • Escolha bem o momento. Para gatos mais inquietos, a altura ideal para uma boa sessão de escovação é quando estão prestes a dormir. Assim você ficará mais tranquilo e será uma sessão de carinho.

Além de uma rotina de higiene, a sessão de escovação é um momento perfeito para compartilhar e brincar com seu gato.

Veja mais: Qual o preço do shar-pei? Veja esse pet com dobras na pele e que esbanja simpatia

Cuidado com bolas de pelo

Relacionado à escovação está outro tópico importante para o cuidado de gatos de pelo comprido no verão: as temidas bolas de pelo.

Como os nossos gatos são tão limpos e se limpam continuamente, quando não retiramos os pelos que caem, eles próprios acabam por engoli-los.

Nesse sentido, para evitar sua formação e os perigos associados, temos diferentes opções, além da escovação frequente:

  • Consulte o veterinário para avaliar o estado de seu sistema digestivo;
  • Os alimentos especializados que permitam sua eliminação. Alimentos úmidos também são recomendados para manter seu sistema digestivo hidratado.
  • Forneça catnip para o felino, o que ajuda a digestão e fornece nutrientes benéficos. Esta erva é muito acessível e você pode até plantá-la em sua casa.

Portanto, como você pode ver, essas são dicas para cuidar de gato com pelo comprido.

Por fim, gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe!

Comments
Loading...