O seu cachorro castrado está engordando e está mais irritado? Descubra como lidar com o seu pet. Hoje, 09/09 no Folha Go, você vai aprender 5 dicas para cuidar do seu cachorro castrado e entender alguns mitos sobre a castração.
Veja também: Como dar o 1º banho no cachorro: confira 5 dicas e saiba qual o momento ideal
Cachorro castrado engorda?
Alguns tutores possuem receio em castrar os seus cachorros, uma vez que, possuem o medo do seu pet começar a engordar e ter problemas de saúde.
Contudo, o tutor não deve se preocupar com essa questão, dado que, é um mito que o cachorro engorda devido a castração.
O que de fato acontece, é que o pet pode acabar ficando um pouco mais preguiçoso e menos ativo.
Assim, consequentemente o animal acaba ganhando peso. Contudo, o tutor deve manter o seu pet ativo e assim não terá nenhum tipo de problema.
Além disso, vale ressaltar que é extremamente importante para a saúde do animal que ele faça a castração.
Cachorro castrado fica mais irritado?
Os cachorros possuem suas próprias personalidades e a cirurgia de castração do animal não tem relação com a alteração de humor.
Sendo assim, o que pode acontecer é que nos primeiros dias o pet fique um pouco mais tristinho. Dado que, ele está se recuperando da cirurgia e pode acabar sentindo algumas dores.
Contudo, após o período de recuperação o pet segue a vida normalmente. Além disso, como mencionado anteriormente, o pet pode acabar ficando um pouco mais preguiçoso.
Assim, ele pode ficar mais sedentário e a falta de atividades físicas pode deixar o pet mais estressado.
Entretanto, o tutor deve manter a rotina do pet ativa, e assim evitar esses tipos de problemas.
5 dicas de como cuidar do cachorro após a castração
Siga as orientações médicas
Os cachorros se recuperam rapidamente dessa cirurgia, principalmente os machos. Normalmente, com 15 dias o cachorro já não sente mais nenhuma dor com relação a cirurgia.
Ainda assim, para que isso aconteça, siga todas as orientações do veterinário, de a medicação no horário correto e quaisquer sintomas diferente que o pet possa apresentar, volte com o animal ao veterinário.
De muito amor ao cachorro
Quando o seu pet voltar da cirurgia, provavelmente ele está bem tristinho devido as dores. Portanto, ofereça muito amor e carinho, para que ele entenda que está tudo bem e que você está cuidando dele.
Utilize a roupa cirúrgica
Alguns tutores acham que a roupa cirúrgica vai incomodar o animal. Contudo, sem a roupa o pet tem acesso ao corte, e pode acabar lambendo a ferida e dificultando a recuperação.
Observe as necessidades do pet
Muito provavelmente o seu cachorro demore um pouco para se alimentar e beber água após a cirurgia.
Sendo assim, incentive o animal a comer oferendo comidas húmidas e ofereça água sempre que possível.
Assim, com certeza a recuperação será muito mais tranquila.
Deixe o animal próximo de você
Se o pet costuma ficar no quintal da casa, esse momento o tutor deve abrir uma exceção e deixar o animal ficar próximo o tempo todo.
Visto que, somente assim você conseguirá acompanhar a recuperação do cachorro e ele também se sentira mais seguro, feliz e amado.
Veja também: 5 dicas de como cuidar do cachorro idoso e cego; seu pet vai te agradecer