7 curiosidades do beija-flor: você sabia que são as menores aves? Confira

O beija-flor é uma ave com diversas curiosidades, veja 7 delas. 

Anúncio


Existem diversas curiosidades do beija-flor. Essa ave é extremamente especial, já que são coloridas, pequenas, com asas poderosas e existem apenas nas Américas. Na data de hoje, 21/12, o Folha GO te conta sobre esse incrível pássaro. 

Continua depois da publicidade

Leia mais: Curiosidades de papagaio: quanto tempo vive esse animal exótico? Veja mais

Já foram descritas cerca de 330 espécies desse animal, que estão distribuídas desde o extremo da América do Sul, até o Alasca. 

Continua depois da publicidade

Descubra as principais características do beija-flor 

curiosidades-do-beija-flor-2
Seu bico é para que eles possam se alimentar do néctar das flores. (Imagem: Uol)

Essas aves possuem um bico fino e comprido, e isso as ajudam na sua alimentação, já que comem o néctar dentro das flores. Mesmo sendo pequenos, eles podem se alimentar com uma quantidade duas vezes maior do que o seu próprio corpo. 

Continua depois da publicidade

O beija-flor é extremamente importante, já que ele é um agente polinizador, uma vez que os grãos de pólen grudam em seu corpo. Esses grãos são levados de uma flor para outra. 

Esse animal possui uma grande taxa metabólica. Suas asas são muito rápidas, com isso, seu coração também bate em alta velocidade. 

Veja as curiosidades do beija-flor 

Essa é uma das espécies de pássaros mais famosas no Brasil, existem diversas curiosidades do beija-flor muito interessantes. Leia a matéria até o fim e saiba mais. 

As suas penas são muito brilhosas 

beija-flor
Suas penas são brilhosas e com cores cintilantes. (Imagem: InfoEscola)

O que mais chama atenção nessa ave são suas cores cintilantes. Uma das curiosidades do beija-flor é que o seu brilho não vem da pigmentação. O brilho é resultado de um fenômeno que é chamado de iridescência. 

Esse fenômeno ocorre quando as cores do arco-íris refletem em um objeto. Portanto, alguns fatores como por exemplo o ângulo e a iluminação podem alterar a coloração desse animal. 

Leia mais: Bulldog Francês com aparência de tigre: descubra como cuidar desse cachorro mini

O beija-flor é uma ave das Américas 

Essa ave é originária das Américas, contudo seu habitat pode ser um lugar gelado como o Alasca, ou até mesmo a Terra do Fogo, na Argentina. Existem 330 espécies desse animal atualmente, e a maioria vive em lugares com climas tropicais e subtropicais. 

Uma das curiosidades do beija-flor é que eles possuem um grande coração 

curiosidades-do-beija-flor-4
Seu coração representa 5% do peso total de seu corpo. (Imagem: Uol)

Como já foi citado, existem diversas curiosidades do beija-flor, e essa é uma bastante interessante. O seu coração é enorme, portanto equivale a 5% do peso total do seu corpo. 

Apenas para comparação, o coração de um ser humano não passa de 0.5% do peso total do corpo, ou seja, o coração dessa ave é muito grande. Em razão disso, eles possuem uma circulação de sangue mais eficiente e uma melhor irrigação de seus músculos, ou seja, contribuindo para o seu voo. 

Esse animal possui alguns nomes curiosos 

Outra das curiosidades do beija-flor é que ele possui alguns outros nomes, como colibri e guainumbi. Contudo, esses outros nomes não são muito utilizados no dia a dia, são termos indígenas que podem servir para designar algumas espécies do beija-flor. Existem outros nomes comuns para o beija-flor, como por exemplo cuitelo, pica-flor, chupa-flor e ariramba. 

O beija-flor é uma das poucas aves que conseguem ficar suspensas no ar 

curiosidades-do-beija-flor-5
Eles são uma das poucas aves que conseguem planar por aí. (Imagem: R7)

Esse talento é uma das curiosidades do beija-flor, já que é realmente fascinante como eles conseguem fazer isso. Por fim, ficar suspenso no ar só é possível por uma junção de particularidades, como o seu batimento cardíaco, metabolismo acelerado, alimentação e seus ossos fundidos. 

Entre as curiosidades do beija-flor, está que eles são os menores pássaros do mundo 

Esse animal possui 6 cm de comprimento e um peso que não chega a 2 gramas, ou seja, ele é a menor ave do mundo. Contudo, uma das espécies, a colibri-abelha, é menor ainda. 

Suas asas batem muito rápido, difícil de enxergar até em câmera lenta 

curiosidades-do-beija-flor-6
O beija-flor consegue bater suas asas tão rápido, que câmeras tradicionais não conseguem captar. (Imagem: R7)

Uma das curiosidades do beija-flor é que algumas espécies chegam a bater suas asas até 80 vezes por segundo. Afinal, isso é uma incrível marca que é difícil para as câmeras tradicionais capturarem tal feito. 

Por fim, apenas câmeras profissionais, com captação de mil quadros por segundo, é capaz de gravar o bater das asas dessa ave. 

Leia mais: Poodle Standard é um pet médio ou gigante? Saiba agora tudo sobre esse cão

Enfim, qual das curiosidades do beija-flor listadas aqui você mais gostou? E quais delas você já conhecia?

Por fim, gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe: FacebookInstagramTwitter e Pinterest.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies