Descubra quantas “vidas” tem o gato: entenda os tipos de personalidade do bichano

Saiba de onde surgiu essas indagações sobre seu felino

Quantas vidas tem o gato? Bem, obviamente que ele tem apenas uma. Mas, na crendice popular brasileira, ele teria 7. Enquanto que, de acordo com crenças estadunidenses, ele teria 9. Essa lenda serve para representar o quão forte é o sistema imunológico do gato e o quanto ele é versátil. Mas, além disso, também é útil para explicar suas várias personalidades. Entenda mais hoje (22/09) aqui no Blog Pets do Folha Go.

Afinal, quantas “vidas” tem o gato? Entendendo a mentalidade felina

Afinal, saber quantas vidas tem o gato e sua personalidade é algo instigante – E você sabia que existem cinco tipos de personalidade felina? De acordo com um estudo no qual os pesquisadores aplicaram um modelo de traços de personalidade humana a gatos de estimação, esses tipos de personalidade felina são apelidados de “Os Cinco Felinos” e abrangem:

  • Neurótico
  • Extrovertido
  • Dominante
  • Impulsivo
  • Agradável

Sendo assim, se você luta com os problemas comportamentais do seu gato, aqui é o lugar certo para descobrir o que fazer.  Em outras palavras, se você tem uma família com vários deles, onde alguns não se dão bem, entender a personalidade do animal pode ajudá-lo. Aliás,  entender por que ele está se comportando de certas maneiras.

Pode ajudá-lo a formar um plano para que você possa fazer ajustes na casa ou fornecer ao seu gato algo que está faltando, como enriquecimento ambiental – ou algo tão simples como um lugar para se esconder.

quantas vidas tem o gato
Descubra quantas “vidas” tem o gato: entenda os tipos de personalidade do bichano. Fonte da imagem: Pixabay

Saber a personalidade “normal” ou básica de nossos gatos também pode nos ajudar a manter o controle sobre sua saúde. Uma mudança na personalidade pode indicar um problema médico subjacente, como um felino normalmente extrovertido, que de repente fica retraído e se esconde com mais frequência.

Gatos com personalidade neurótica são gatos ansiosos ou altamente tensos, exibindo níveis mais fortes de características como insegurança, ansiedade, com medo de pessoas, desconfiança e timidez, por exemplo.

Por outro lado, um gato com personalidade do tipo Agradável, a nível de exemplo, um gato Agradável é exatamente o que parece – a “miss simpatia” do bando, que se dá bem com todos e nunca falta um miado amigável, um rabo levantado e uma cabeçada feliz.

Mas e então, os gatos parecem com os seus tutores?

Gatos se parecem com donos
A propósito, de acordo com uma pesquisa, ao que tudo indica os felinos imitam, de certa forma | Canva Pró

Saber quantas vidas tem um gato e se ele se parece com o tutor, são perguntas que muitas querem saber a resposta. Costuma-se dizer que por aí que os gatos parecem com os seus respectivos tutores, em termos de personalidade. Agora, de acordo com uma pesquisa, ao que tudo indica os felinos imitam, de certa forma, o modo de ser dos seus donos.

A pesquisa em questão, cuja publicação ocorreu na revista Plos One, averiguou que os bichanos frequentemente acabam por se tornar uma espécie de reflexo dos problemas que os seus tutores apresentam.

Pelo fato de terem uma relação muito próxima com os seus donos, eles provavelmente acabam sendo influenciados nessa interação que temos com eles e pela forma com a qual nós os tratamos. Sendo assim, se uma pessoa é muito ansiosa ou nervosa, o gato dela possivelmente será agitado ou, por outro lado, muito medroso.

Enfim, veja que há motivos de sobra para se apaixonar ainda mais com esses bichanos espertos!

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...