Descubra tudo sobre audição canina e veja dicas para cuidar do seu pet

Você quer saber mais sobre como funciona a audição canina? Leia mais e descubra.

Entender como funciona a audição canina é uma questão que ronda a curiosidade dos donos dos cãezinhos. Hoje, dia 18/11, o Folha GO traz detalhes para você entender como o seu pet escuta. 

Veja mais: Cachorro prefeito: confira essa tradição pet que acontece nos Estados Unidos. Veja outras histórias incríveis

Como funciona a audição canina? 

audição canina
Descubra como funciona a audição canina. (Imagem: Petz)

A audição dos caninos apresenta maior desenvolvimento que a de outras espécies. Por conta disso, eles são capazes de descobrir a origem dos sons em 6 centésimos de segundo. 

O tímpano apresenta diversas semelhanças com o ouvido humano. Entretanto, a grande diferença está na parte externa, pois a audição canina apresenta um melhor desenvolvimento. 

De antemão, é interessante saber que os cães possuem a capacidade de mudar a posição das orelhas graças a 18 músculos que possuem no local. Assim, eles conseguem captar uma quantidade maior de sons e ruídos. 

Desse modo, estudos concluíram que os cachorros são capazes de ouvir sons a uma distância quatro vezes maior que dos humanos.

Segundo outras pesquisas, o sistema auditivo canino é capaz de filtrar os sons. Ou seja, são capazes de identificar o que é mais relevante. Por isso, o cachorro pode facilmente desviar o foco para situações que despertem mais interesse.  

Portanto, todos os cachorros possuem uma audição apurada. Porém, a seleção que os homens fizeram ao longo dos anos possibilitou que algumas raças desenvolvessem melhor sua audição. Enfim, algumas raças são escolhidas para certas funções por causa dessa habilidade. 

Veja mais: Pets e desenvolvimento infantil: uma relação que pode contribuir para o aprendizado das crianças.

Existem frequências que são captadas pela audição canina e são inaudíveis para humanos 

Além de serem capazes de ouvir sons em uma maior distância que os seres humanos, os cachorros também ouvem algumas frequências que nós não ouvimos. 

Dessa maneira, é comum que eles fiquem inquietos em algumas ocasiões. Pois, não somos capazes de ouvir na mesma intensidade, tudo o que eles ouvem. 

Quais cuidados que você precisa tomar com audição de seu cão? 

audição canina
Cuide da orelha do seu pet. (Imagem: DeFato)

Evite deixar o seu pet exposto a sons e barulhos muito altos de forma contínua, isso pode fazer que eles percam a audição aos poucos. 

Ademais, limpe a orelha de seu cãozinho regularmente. Desse modo, a região ficará seca e evitará problemas como a otite.

Da mesma forma, é necessário estar atento para odores fortes na região da orelha ou se seu pet chacoalhar a cabeça constantemente. 

Caso você perceba algum desses sintomas, procure imediatamente um veterinário. 

Veja mais: Adestrador de cães: saiba qual a importância desse profissional para educar seu pet

Afinal, agora que você já sabe como funciona a audição canina e os cuidados necessários, esteja atento para qualquer sinal de anormalidade. 

Gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe: FacebookInstagramTwitter e Pinterest.

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies