Dia de Reis: participação dos camelos na história de Jesus

Animais foram usados pelos Reis Magos para levar presentes ao Menino Jesus

-- Continuar depois da publicidade --

Seis de janeiro é conhecido como Dia de Reis. A data é marcante para muitas pessoas, inclusive, os católicos, pois representa o momento em que os três Reis Magos levaram os presentes após o nascimento de Jesus Cristo. Contudo, um animal teve presença importante nessa história: os camelos. Hoje, 06/01, o Folha Go mostra essa história na Coluna Pets.

Leia ainda: Cachorro de repórter da Globo vira sucesso na web

-- Continuar depois da publicidade --

Dia de Reis: participação dos camelos na história de Jesus
Camelo possui muitas curiosidades e participação importante na história como meio de transporte (Crédito InfoEscola)

Leia a matéria até o fim e descubra outras curiosidades sobre os camelos. Ademais, veja característica desses mamíferos que habitam os desertos.

Dia de Reis e os camelos na história

O meio de transporte escolhido por Baltazar, Gaspar e Melchior, os três Reis Magos, para visitar Jesus foi o camelo. Assim, eles levaram ouro, incenso e mirra de presente. Vale destacar que cada um dos Reis Magos saiu de sua localidade de origem nos camelos e não fizeram toda a viagem juntos.

Localidades dos Reis Magos

Dessa maneira, Baltazar saiu da África levando mirra para o menino, um presente ofertado aos profetas. A mirra é um arbusto originário do continente e dela é extraída uma resina para preparação de medicamentos.

Ademais, o presente do rei Gaspar, que partiu da Índia, foi o incenso, como alusão à sua divindade. Os incensos são queimados há milhões de anos para aromatizar os ambientes, espantando insetos e energias negativas, além de representar a fé e a espiritualidade.

Melchior ou Belchior, como também é tratado, partiu da Europa, levando ouro ao Messias, rei dos reis. O ouro simbolizava a nobreza e dado apenas aos deuses.

-- Continuar depois da publicidade --

Dessa forma, os católicos celebram a Folia de Reis, que se inicia em 24 de dezembro, véspera do nascimento de Jesus, e vai até o dia 6 de janeiro, dia em que encontraram o menino em Belém.

Leia ainda: Bebê e franguinho de estimação mantêm amizade especial

Dia de Reis: participação dos camelos na história de Jesus
Camelos foram essenciais no transporte dos Reis Magos (Crédito Escola Britânica)

Curiosidades sobre os camelos

Adaptados à vida nos desertos, os camelos mudam a pelagem conforme a estação do ano para lidar com o calor. Assim, conseguem suportar as altas temperaturas no verão com um pelo mais fino. Contudo, ele é mais grosso no período de inverno.

Ao contrário do que muitos dizem, as corcovas dos camelos não armazenam água, e sim gordura. Isto se deve ao fato de que ao concentrar a gordura num local, o camelo não mantém a mesma intensidade de calor no restante do corpo. Fora isso, as bolas nas costas reservam energia para quando falta alimento.

Além disso, os camelos são capazes de beber mais de 100 litros de água em 13 minutos. Desse modo, ele é o mamífero com maior capacidade no mundo de se reidratar.

Ademais , quando está no deserto e vem uma tempestade de areia, o camelo se protege bem. Para isso, ele tem longas pestanas para proteger os olhos, além de fechar as narinas para evitar a entrada de areia pelo nariz.

Quando se alimentam, os camelos preferem comer vegetação seca e cactos. Em alguns países, eles são animais domésticos, ajudando o homem no transporte de mercadorias e fornecendo carne, leite e lã.

Leia ainda:  Furão de estimação tem curiosidades incríveis para quem pretende criar pet

Gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe!

-- Continuar depois da publicidade --

Para obter mais conteúdos siga o Folha Go no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!

Comments
Loading...