Dicas caseira para eliminar pulgas dos animais: confira agora e se livre delas

As pulgas podem causar muito incômodo e principalmente doenças, aprenda a se livrar delas

Os animais estão com a humanidade a milhares de anos e são tidos como nossos melhores amigos. Sendo assim, temos a obrigação de cuidar deles, e hoje (06/09) trouxemos algumas dicas de como eliminar as pulgas dos animais com alguns truques caseiros aqui no Blog Pets do Folha Go.

Pulgas dos animais: como eliminar?

Dicas caseira para eliminar pulgas dos animais: confira agora
Dicas caseira para eliminar pulgas dos animais: confira agora e se livre delas – iStock

O cuidado com a higiene e saúde fazem parte de ter um animal de estimação. Um dos problemas que mais acomete os animais de estimação são as pulgas, aquelas coisinhas pequenas que atormentam nossos peludinhos.

Além de causarem muito incômodo através da picada, as pulgas transmitem algumas doenças. Sendo assim, é muito importante que o tutor garanta que o seu animal esteja livre.

No entanto, por estarem presente também no ambiente, pode ser muito difícil acabar de vez com as pulgas. Além disso, muitos produtos e venenos usados para combate-las pode causar intoxicações e muitos tutores preferem não usar.

Dessa forma, buscar formas caseiras e naturais podem ser uma opção para muitos problemas. Lembrando que, caso o problema se agrave ou você não se sinta seguro para tomar qualquer decisão procure orientação médica veterinária.

Vamos as dicas para combater as pulgas? Confira a seguir.

Vinagre de maçã

O vinagre é um excelente repelente para pulgas, além de renovar e dar brilho ao pelo do animal.

Para nossa receitinha caseira basta que você misture uma xicara de chá de vinagre de maça com uma xicara de chá de detergente neutro.

Depois que misturar, umedeça o pelo do animal e passe a mistura em todo o corpo. Em seguida, use um pente ou escova para pentear os pelos e retirar as pulgas, deixe atuar por aproximadamente 20 minutos.

Dicas caseira para eliminar pulgas dos animais: confira agora
Dicas caseira para eliminar pulgas dos animais: confira agora – Pixabay

Leia também: Pente para pulga de cachorro funciona? Conheça esse e outros acessórios

Após esse tempo. enxague muito bem o pelo do animal e retire por completo a mistura. Cuidado, pois o vinagre pode causar alergia em alguns animais. Sempre teste antes!

Frutas cítricas

As frutas cítricas podem ser aliadas na hora de eliminar as pulgas, uma vez que esses bichinhos não gostam dos cítricos.

Para isso, use frutas como limão, lima ou laranja no pelo do animal. Só tenha muito cuidado para não passar a pele do animal, pois pode causar queimaduras e lembre-se de nunca expor o animal ao sol enquanto estiver com essas substância no corpo.

Outra opção para fazer é ferve um litro de agua e adicionar algumas rodelas de frutas cítricas e deixar em repouso por 24 horas. Depois use para banhar o animal, deixando agir por 30 minutos. Logo após, retire completamente.

Dica para a casa: utilize essa mistura para pulverizar a casa, em especial o local onde seu animal dorme e fica com maior frequência, bem como almofadas e tapetes.

Outra opção para casa é espalhar sal na caminha do animal, tapetes e almofadas. Isso manterá as pulgas longe quando secar, em seguida deixe por um ou dois dias e depois é só aspirar.

Óleos essenciais para combater pulgas

O uso de óleos essenciais no combate as pulgas é de grande ajuda e funcionam como ótimos repelentes.

Sendo assim, óleos como de alecrim e lavanda atuam como repelentes naturais. Você pode diluir esses óleos em agua e passar no pelo do animais, bem como fazer uma espécie de coleira repelente com um pano e algumas gotas do óleo essencial e prender no pescoço do seu pet.

Dicas caseira para eliminar pulgas dos animais: confira agora
Dicas caseira para eliminar pulgas dos animais: confira agora – Dicas de Mulher

Outros óleos essenciais que podem ser utilizados: cedro, citronela, manjericão e gerânio (ótimo para gatos).

Além disso, você pode ter plantas em casa que funcionam como repelentes, tais como citronela, capim-limão, absinto, lavanda entre outras.

Contudo, lembre-se que aqui são apenas dicas e que qualquer tratamento deve ser receitado por um médico veterinário.

Ademais, confira também: Dicas para cachorro gripado: saiba como identificar e cuidar do seu amigo

Ai, que delícia esses nossos amiguinhos peludos, é muita personalidade envolvida!

Comments
Loading...