Cuidar de um animal de estimação é uma tarefa obrigatória para quem é mãe ou pai de pet. Isso porque há uma série de responsabilidades que se deve ter ao levar um peludinho para casa que, inclusive, dura a vida toda. Tendo isso em vista, se você está pensando em ter um amigo de quatro patas ou já convive com algum, confira nessa terça-feira (21/09) dicas de higiene para cães e gatos que o Blog Pets do Folha Go preparou.
O destaque de hoje é o banho seco com produtos naturais que você certamente já tem em casa e de que forma é possível cuidar da orelha do pet. Essa parte do corpo é super delicada e requer cuidados bem especiais.
Dicas de higiene para cães e gatos
A higiene dos pets é de suma importância para eles e também para as pessoas da família. Dessa forma, o cuidado, a limpeza e demais questões são todas de responsabilidade do tutor.
Assim sendo, confira algumas dicas de higiene para cães e gatos super interessantes e que vão te ajudar no dia a dia.
Leia também: Como saber se o cachorro está com calor? Confira 5 dicas para identificar e veja o que fazer
Banho a seco com produtos naturais: economia e eficiência
O banho a seco é uma alternativa incrível para higienização dos cães e gatos. Para os felinos é suficiente, visto que eles fazem a própria higienização do corpo.
No entanto, para os cachorros é uma opção adequada , mas que não substitui o banho convencional, ok?
Dessa maneira, o tutor pode fazer o banho a seco nos pets com 1 litro de água, 1 xícara de álcool e 1 xícara de vinagre.
Após misturar, deve-se borrifar numa toalha e passar no pelo do pet em sentido contrário. Por fim, basta escovar o pelo no sentido do comprimento.
Como limpar a orelha
Tanto para cães como para gatos, a limpeza da orelha é importante. O tutor deve fazer sempre que for higienizar o pet.
A higienização deve ser feita com algodão, cotonetes e água. Não é indicado limpar profundamente e nunca deve-se deixar a orelha do animal úmida. Ao retirar a sujeira mais externa e limpar a orelha, seque muito bem com uma toalha seca. Aliás, esses cuidados devem ser semanais ou sempre que observar sujeira aparente.
Leia ainda: Como evitar murrinha de cachorro: conheça e saiba fazer misturinhas para borrifar nos ambientes
E por fim, fique com cenas incríveis de petes cheios de graça
Aliás, os animais de estimação são inteligentes, ágeis e muitos fofos. Certamente alegram nossos dias com suas peraltices.