Entenda o significado místico dos animais e sua inspiração para os humanos

Desde a Antiguidade, os animais eram vistos por muitas civilizações como seres divinos

O universo é cheio de mistérios e indagações para além dos olhos humanos. Essa ideia do sobrenatural também envolve a vida dos animal em sua interação com o homem. Desse modo, saiba mais nesta segunda-feira (24/11)  sobre um significado místico dos animais. A eles ao longo dos tempos, muitos atribuíram diversas simbologias.

Conheça ainda o que alguns acreditam ser verdadeiros “poderes” desses seres incríveis, que têm características próprias e se conectam com os seres humanos desde a antiguidade.

Leia também: Descubra 6 raças de gatos que mais gostam de colo e veja curiosidades

Entenda o significado místico dos animais: proteção, força, amor e muito mais; confira
Entenda o significado místico dos animais e sua inspiração para os humanos – Imagem: Divulgação InfoEscola

A cultura Xamânica, por exemplo, aborda bastante esse tema acerca dos animais e de possíveis poderes que eles têm de influenciar a vida dos humanos. E outras tantas civilizações também entenderam da mesma maneira.

Confira, desse modo, o significado abrangente de alguns animais. Veja que eles podem nos proporcionar inspiração em diversas situações da vida, principalmente em momentos que precisamos de foco, determinação e força.

Significado místico dos animais

Desde a Antiguidade, os animais eram vistos por muitas civilizações como seres divinos. Segundo diversos relatos históricos, eles participavam de rituais junto com os seres humanos.

Ao passo que, basta lembrar de como os egípcios cultuavam os gatos, os crocodilos, e ainda até hoje, diversos bichos são considerados deuses na Índia; como por exemplo, a vaca.

No Xamanismo, uma prática e crença religiosa, e que busca a força interior por meio do reencontro com a natureza e seus ensinamentos, tem a figura do ‘Animal de Poder’ muito presente.

Dessa forma, por serem puros e instintivos, mais próximos e conectados à natureza, os animais possuem poderes considerados sobrenaturais.

Ainda assim, você já deve ter lido ou até mesmo ouvido de alguém sobre o significado misterioso dos animais e também o que cada um representa.

Em outras palavras, muitos são vistos como símbolos de proteção, inteligência, lealdade, resiliência, mudança e força. E são usados como exemplos para os desafios da vida humana.

A própria bíblia, livro de fé do cristianismo, recomenda que o homem observe a forma de trabalhar das formigas, e as tenha por inspiração contra a preguiça. Também menciona a prudência da serpente, a simplicidade das pombas e a capacidade de voos altos e renovação das águias.

Confira a lista e entenda mais sobre cada animal

Observe a  seguir alguns dos principais poderes simbólicos atribuídos aos animais e entenda qual a relação deles com o ser humano nas diversas situações da vida.

Baleia

Segundo a crença antiga, a baleia simboliza as origens e está ligada à mente e ao subconsciente. Sendo assim, ela guarda todos os registros da humanidade e possui sabedoria ancestral. Esse animal também seria capaz de produzir sons que equilibram o corpo e o emocional.

Beija-flor

Símbolo do amor romântico, da sorte e o mensageiro da cura. O beija-flor possui a vibração mais alta da natureza. Ele é, portanto, considerado também o mensageiro da doçura e da alegria.

Aranha

Tecelã dos destinos, a aranha representa prosperidade e paciência. Ela é também o símbolo da arte e da criatividade. Ela é, dessa maneira, o animal que tece os sonhos.

Abelha

Uma espécie comunicativa, focada, organizada e determinada, a abelha é dedicada ao trabalho árduo. As abelhas carregam um símbolo da persistência, harmonia e entusiasmo.

Além disso, o animal trabalha com o néctar da vida, o mel, símbolo de dádiva e serve à vida de várias maneiras.

Veja ainda: Gratidão animal: gata leva os filhotes para agradecer quem a alimentou

Coruja

Esse animal, traz a simbologia de sabedoria, conhecimento e proteção. Mas o significado dela varia de uma cultura para outra. Tanto que para os aborígenes australianos ela representa a alma da mulher.

Para alguns, ela é uma ave tímida e discreta, porém com uma audição extraordinária. Nesse sentido o aprendizado é extenso, sobretudo ouvir mais e falar menos, vez que ela é muito observadora, tendo visão de longo alcance ainda que na noite.

Borboleta

Símbolo de mudança, transformação e liberdade. Assim, a borboleta representa clareza mental, autocontrole e novas etapas.

Além disso, o processo de nascimento das borboletas  apontam para o aprendizado e a evolução como seres humanos melhores.

Entenda o significado místico dos animais: proteção, força, amor e muito mais; confira
Entenda o significado místico dos animais: proteção, força, amor e muito mais; confira – Imagem: Jack Taylor/Getty Images

Cobra

A cobra no seu lado positivo, representa a cura, a sensualidade e a capacidade de renascer. Ela é também, símbolo de força e resiliência, mostrando que a cada troca de pele, volta mais bela e preparada.

O animal é, portanto, símbolo da regeneração, sabedoria e transmutação.

Confira então: Raças de cachorros favoritas: conheça as 11 mais procuradas

Em suma, o significado místico dos animais, independentemente das crenças particulares, evidencia o ensino sobre valores e virtudes que podemos assimilar na vida. Sobretudo aponta para a importância de cada ser vivo para o mundo.

Gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe: FacebookInstagranTwinter e Pinterest

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies