Formiga faraó: aprenda agora como prevenir a aparição de insetos

Descubra como prevenir o aparecimento dessas formigas e mantenha sua casa livre de insetos

Andou vendo a formiga faraó pela casa e está preocupado com uma possível infestação no seu lar? Hoje 28/12, no Folha Go, você vai descobrir como afastar esses insetos e saber algumas curiosidades sobre as formigas. E já de início, você sabia que a formiga faraó também é chamada de formiga-do-açúcar e que a gente acha que aparecem do nada?

Mas não é bem assim que acontece. Confira mais adiante sobre essas ‘indesejáveis’ que incomodam e dão trabalho em casa, hospitais e tantos outros lugares.

 Veja também: Formiga zumbi: um caso de parasitismo muito intrigante

formigas
Aprenda as características da formiga faraó (Fonte: dexter latina)

Características da formiga faraó

É muito comum encontrar essas formigas em casas, em parques, em escolas e, principalmente, em áreas hospitalares. Esses insetos são considerados uma praga urbana e também são conhecidas como formigas de açúcar.

Com o seu pequeno tamanho de dois centímetros e uma cor marrom clarinha, elas apresentam serem bem inofensivas, no entanto, podem-se tornar um problema enorme no seu lar. Além de possuir um comprimento bem pequeno, elas também possuem duas antenas e dois pequenos olhos.

rosto da formiga
Descubra como evitar o aparecimento de formigas na sua casa (Fonte: agro20)

Como evitar o aparecimento

Assim como o próprio apelido já diz (formiga do açúcar), são insetos atraídos por alimentos doces e gordurosos. Se elas estão aparecendo frequentemente no seu lar, você deve estar atento a uma possível infestação, uma vez que, elas andam em grupos de em média duas mil e quinhentas formigas operárias.

Além disso, entre as formigas operárias existe cerca de duzentas formigas rainhas, o que dificulta um pouco o processo de extermínio desse inseto. Portanto, não espere que elas se instalem na sua casa para tentar exterminá-las. Uma vez que, o trabalho será muito maior.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para que seu ambiente não seja um atrativo a esses insetos. Leia a seguir e descubra como evitá-las.

Leia também: Animais que comem vegetais e outros bichos: conheça os onívoros

Não alimente 

As formigas andam em busca de alimento para o grupo. Dessa forma, se na sua casa elas encontrarem uma boca livre com certeza elas vão querer se instalar por lá. Portanto, deixe seus alimentos bem guardados e os potes bem vedados evitando que elas consigam acesso.

formigas
Aprenda a importância de manter o ambiente sempre limpo (Fonte: dedetizadora porto alegre)

Mantenha o ambiente limpo

Remover todas as possíveis fontes de alimentação é extremamente necessário, portanto, mantenha o ambiente sempre limpo. Retire as migalhas e os farelos do ambiente, remova os lixos com frequência e mantenha as lixeiras sempre fechadas.

Além disso, a ração do seu pet pode estar servindo de alimento para essas formigas. Portanto, evite deixar a comida do animal exposta durante um longo período.

Evite fornecer abrigos

As formigas faraós também buscam por lugares onde possam construir o seu abrigo, normalmente, elas se abrigam atrás de azulejos, em livros e até em tomadas de energia.

Portanto, mantenha todos os cantos bem higienizados, faça a manutenção da casa tampando possíveis buracos e remova móveis antigos. Seguindo esses cuidados básicos é bem fácil manter esses insetos longe do seu lar e não sofrer com o ataque da formiga faraó.

Leia também: Descubra o porquê animais de estimação comem insetos e quais fazem isso

Por fim, gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe!

Comments
Loading...