Looks like you have blocked notifications!

Furão de estimação: descubra dicas incríveis sobre esse pet

Para ter um furão de estimação é necessária autorização especial do IBAMA

-- Continuar depois da publicidade --

O furão de estimação é um pet que caiu no gosto de muitos admiradores de pequenos animais. Mas você sabe se é possível criar esse pet no Brasil? Quanto custa e o que ele come no dia a dia? Hoje, 22/11, o Folha Go responde essas e outras perguntas para os interessados em criar um furão dentro de casa.

Leia ainda: Porquinho da índia e cinco características desse pet diferente

-- Continuar depois da publicidade --

O furão também é chamado de ferret em algumas regiões. O mamífero vem da região central dos Estados Unidos, lá é conhecido dessa maneira também. Porém, furão é o modo popular que o animal ficou conhecido no Brasil.

Furão de estimação: descubra dicas incríveis sobre esse pet
Furão de estimação: descubra dicas incríveis sobre esse pet (Crédito Bing)

Curiosamente, toda vez que um jogador erra a bola, a imagem que aparece na tela de programas de TV é justamente de um furão. Dessa forma, isso é apenas uma brincadeira pela “furada” no chute.

Furão de estimação é possível no Brasil?

Geralmente, a primeira pergunta para quem deseja comprar um furão é se pode no Brasil. O animal é classificado como exótico pelo IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), por isso precisa de autorização especial para ser criado.

O furão tem que vir com chip de identificação, ser castrado e transportado por empresa autorizada. As medidas de segurança visam evitar maus tratos, contrabando, abandono e reprodução sem controle de um animal que não pertence à fauna brasileira.

Quanto custa um furão?

O IBAMA cobra condições especiais para criar um furão, assim o preço do pet acompanha essas exigências. O valor médio de um filhote é R$ 1250, mas a coloração pode influenciar, tornando a compra do animal ainda mais cara.

-- Continuar depois da publicidade --

Vacinas, higiene e curiosidades do furão

Definitivamente, o furão é um muito sociável, dócil e brincalhão. Como ele se apega facilmente  com seu tutor, é preciso cuidar bem do seu bichinho ,para que ele tenha vida longa. O pet tem expectativa de vida de seis a nove anos.

animais exóticos furão
Veja se o furão é compatível com a sua família. (Imagem: Casa do produtor)

O furão deve ser vacinado nos três primeiros meses de vida. De fato, ele pode morrer se não tiver proteção contra raiva e cinomose (virose). Bem como, dando doses de reforço  a cada ano, evita-se o pior.

Leia ainda: Tapete gelado para cachorro é opção para refrescar pets

O furão deve consumir rações que são ricas em proteínas e minerais. O peso desse animal  pode variar entre 400g e 2,5 kg e o comprimento de 35 a 60 centímetros. O pet não tem boa tolerância ao calor, pois os furões estão acostumados com climas mais frios. Assim, coloque sempre água fresca à disposição do bichinho.

Além disso, o furão tem que tomar banho a cada duas semanas. É importante manter o ambiente bem limpo e saber que esses animais costumam ficar acordados à noite e dormir durante grande parte do dia. Contudo, ele pode se adaptar aos horários dos donos.

Leia ainda: Conheça 4 aves exóticas para criar em casa ou no campo

Gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe: FacebookInstagranTwinter e Pinterest

Looks like you have blocked notifications!

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...