Furão de estimação: descubra dicas incríveis sobre esse pet

Para ter um furão de estimação é necessária autorização especial do IBAMA

O furão de estimação é um pet que caiu no gosto de muitos admiradores de pequenos animais. Mas você sabe se é possível criar esse pet no Brasil? Quanto custa e o que ele come no dia a dia? Hoje, 22/11, o Folha Go responde essas e outras perguntas para os interessados em criar um furão dentro de casa.

Leia ainda: Porquinho da índia e cinco características desse pet diferente

O furão também é chamado de ferret em algumas regiões. O mamífero vem da região central dos Estados Unidos, lá é conhecido dessa maneira também. Porém, furão é o modo popular que o animal ficou conhecido no Brasil.

Furão de estimação: descubra dicas incríveis sobre esse pet
Furão de estimação: descubra dicas incríveis sobre esse pet (Crédito Bing)

Curiosamente, toda vez que um jogador erra a bola, a imagem que aparece na tela de programas de TV é justamente de um furão. Dessa forma, isso é apenas uma brincadeira pela “furada” no chute.

Furão de estimação é possível no Brasil?

Geralmente, a primeira pergunta para quem deseja comprar um furão é se pode no Brasil. O animal é classificado como exótico pelo IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), por isso precisa de autorização especial para ser criado.

O furão tem que vir com chip de identificação, ser castrado e transportado por empresa autorizada. As medidas de segurança visam evitar maus tratos, contrabando, abandono e reprodução sem controle de um animal que não pertence à fauna brasileira.

Quanto custa um furão?

O IBAMA cobra condições especiais para criar um furão, assim o preço do pet acompanha essas exigências. O valor médio de um filhote é R$ 1250, mas a coloração pode influenciar, tornando a compra do animal ainda mais cara.

Vacinas, higiene e curiosidades do furão

Definitivamente, o furão é um muito sociável, dócil e brincalhão. Como ele se apega facilmente  com seu tutor, é preciso cuidar bem do seu bichinho ,para que ele tenha vida longa. O pet tem expectativa de vida de seis a nove anos.

animais exóticos furão
Veja se o furão é compatível com a sua família. (Imagem: Casa do produtor)

O furão deve ser vacinado nos três primeiros meses de vida. De fato, ele pode morrer se não tiver proteção contra raiva e cinomose (virose). Bem como, dando doses de reforço  a cada ano, evita-se o pior.

Leia ainda: Tapete gelado para cachorro é opção para refrescar pets

O furão deve consumir rações que são ricas em proteínas e minerais. O peso desse animal  pode variar entre 400g e 2,5 kg e o comprimento de 35 a 60 centímetros. O pet não tem boa tolerância ao calor, pois os furões estão acostumados com climas mais frios. Assim, coloque sempre água fresca à disposição do bichinho.

Além disso, o furão tem que tomar banho a cada duas semanas. É importante manter o ambiente bem limpo e saber que esses animais costumam ficar acordados à noite e dormir durante grande parte do dia. Contudo, ele pode se adaptar aos horários dos donos.

Leia ainda: Conheça 4 aves exóticas para criar em casa ou no campo

Gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe: FacebookInstagranTwinter e Pinterest

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies