Galgo afegão: saiba mais sobre o cão do Afeganistão

Raça surgiu para ajudar na caça, mas hoje participa de concursos de beleza

Ele é um dos cachorros que possuem a aparência física mais exótica do mundo canino. Sua pelagem lisa e comprida chama atenção e faz sucesso em competições de beleza. Já sabe de quem estamos falando? Da raça Galgo Afegão, também conhecida como Afghan Hound. Leia este artigo do Folha GO hoje, 29/01, e se apaixone por esse grandalhão peludo.

Raça surgiu para ajudar na caça, mas hoje participa de concursos de beleza
Raça surgiu para ajudar na caça, mas hoje participa de concursos de beleza | Imagem: 1Zoom

-- Continuar depois da publicidade --

Leia também: Descubra hoje qual é o cachorro mais rápido do mundo

Galgo Afegão surgiu no Afeganistão para caçar animais de pequeno porte

Ao que tudo indica a raça Galgo Afegão se originou a partir do cruzamento entre cães de companhia naturais do Antigo Egito com os cachorros locais do Afeganistão. Na época, a raça foi criada para auxiliar na caça de animais de pequeno porte, como lebres, gazelas e coelhos. Assim que pessoas levaram alguns exemplares à Inglaterra, no século XX, os cães chamaram muita atenção devido a sua estética e características marcantes.

Desse modo, eles se tornaram populares e deixaram de atuar como cães de caça para então servirem como cães de companhia e participar de competições de beleza canina. No entanto, alguns Galgos Afegãos ainda são usados para caçar, carregar mercadorias e fazer guarda no Afeganistão.

Cachorro da Barbie

Os cães da raça ficaram ainda mais famosos após a década de 1970, quando se tornaram o bichinho de estimação da boneca Barbie.

Veja ainda: Descubra a cor da pelagem do gato e a personalidade: veja o que diz os estudos

Características físicas

O Galgo Afegão é um cachorro de médio e grande porte. O peso dos animais da raça fica entre 26 e 34 kg. Enquanto isso, a altura pode chegar a 69 cm para fêmeas e 74 cm para machos. Ademais, sua expectativa gira em torno de 12 a 14 anos.

-- Continuar depois da publicidade --

Com certeza o que mais chama atenção nesse tipo de pet é a aparência. Com charme e elegância, a pelagem normalmente tem pelos super longos, finos e sedosos, que inclusive se assemelham a cabelos humanos. As cores mais comuns são predominantemente brancas, creme, cinza e preto.

No entanto, eles também podem ser bicolores apresentando os pelos do rosto de uma cor e o resto do corpo em outra tonalidade, por exemplo. Um ponto importante sobre a pelagem do Galgo é que os pelos longos ajudam a suportar as mudanças bruscas de temperaturas.

Cuidado com a pelagem

É essencial cuidar bastante da pelagem do Galgo Afegão para que os fios permaneçam bonitos e saudáveis. Indica-se escovar os pelos pelo menos três vezes por semana.

Pelagem do Galgo Afegão possui pelos longos, finos e sedosos
Pelagem do Galgo Afegão possui pelos longos, finos e sedosos | Imagem: Pinterest

Personalidade do Galgo Afegão

Além de fofo, o Galgo Alemão tem um temperamento incrível. Ele é inteligente, calmo, reservado, sensível, leal, alegre, carinhoso e brincalhão. Além disso, ele possui uma boa memória, tem senso de iniciativa, é independente e ativo.

Já que são enérgicos, os cães da raça precisam participar de brincadeiras ou atividades físicas como corrida, por exemplo. Eles amam correr e balançar os pelos ao vento.

O ponto negativo, entretanto, é que eles são teimosos e não costumam obedecer a comandos com facilidade. É preciso ter paciência para adestra-lo.

Continue lendo: O cão Max: filme mostra a amizade entre um soldado e seu cachorro

Por fim, gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe!

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...