Gato Angorá: conheça mais sobre essa raça de gato

Uma das raças preferidas dos criados, o gato Angorá pode ser um dos mais antigos.

O gato Angorá refere-se ao felino turco (Angora Turkish), considerado uma das raças naturais mais antigas que se tem conhecimento. E esse felino surpreendente é natural de Ancara, na Turquia, e acabou chegando a quase todos os continentes. Conheça mais sobre o bichano em 11 de janeiro e veja características e muito mais.

Saiba mais emGato Norueguês Da Floresta: Saiba Mais Do Esperto Felino

Origem do gato Angorá

Antecipadamente, vale dizer que a raça é documentada desde do século XVII, mas infelizmente, pouco se sabe sobre como foi sua oriegem. A teoria mais aceita é que se trata do cruzamento entre gatos selvagens africano e o gato Pallas, um felino selvagem da Ásia Central e sul da Sibéria.

Gato Angorá | Créditos da imagem: Cat – world

Aliás, este gato é conhecido na Europa há pelo menos três séculos, porém quase desapareceu depois do período Vitoriano. Entretanto, o Angorá que conhecemos hoje é uma recriação a partir de cruzamentos que acabaram trazendo melhorias à raça, sobretudo à pelagem e na variação das cores. 

Na década de 1960 o Angorá voltou à cena. Em 1962, um casal foi levado para América, a partir daí começou o plano de reprodução que valorizou a raça, bem como o interesse de criadores. Em 1970 os primeiros exemplares foram registrados na Cat Fanciers Association, porém só dois anos depois foram reconhecidos. 

A cor branca está relacionada ao gene dominante, contudo os cruzamentos permitiram o registro de outras cores. 

Características do felino

Os Gatos Angorás apresenta uma camada de pelos longos e sedosos. É uma raça de tamanho médio, uma vez que sua ossatura é pequena e a caixa torácica estreita. Um macho pode pesar pouco mais de 4 quilos. A cabeça também é pequena, tem formato triangular, além do nariz achatado. 

Gato Angorá | Créditos da imagem: askideas

As patas são redondas e delicadas, apresentando pelos até entre os dedos. A cauda é longa e peluda, sendo que a ponta toca a cabeça se invertida sobre o dorso do animal. Os pelos realmente cobrem quase todo o corpo do animal, no entanto são mais volumosos no pescoço, ventre e cauda. No dorso e no focinho, os pelos são menores. 

Além de branco, são aceitáveis diversas combinações de cores, como preto, azul, laranja, vermelho, chocolate, lilás, vermelho, smoke, entre outras tonalidades. 

Apesar de longos, os pelos exigem apenas uma escovação semanal, uma vez que não apresentam sub pelos, que geralmente causam embaraços e nós. Apenas durante a troca de pelagem que a escovação deve ocorrer diariamente ou a cada dois dias, de acordo com a necessidade do pet

Qual o temperamento do gato Angorá?

O gato Angorá caracteriza-se pela inteligência e bom humor. Procuram ser úteis aos tutores, o que pode gerar surpresas como um pequeno animal como “presente”. Trata-se de um felino que se relaciona bem com humanos e outros animais, mas acaba escolhendo um membro da família para ser seu companheiro constante. 

São gastos energéticos, procuram lugares altos da casa para observar o ambiente à sua volta. Muitas vezes, elegem um poleiro como telhado fora de casa e dentro de casa também, como um armário ou outro móvel alto. Possui uma personalidade tranquila, mesmo quando há outros animais e crianças por perto, por isso é um dos preferidos dos criadores.  

Comments
Loading...