Você sabe o que é gato chita? Descubra agora mesmo

Você já deve ter escutado esse nome antes, mas sabe o que realmente significa?

Muitas pessoas acreditam que gato chita se refere à uma raça específica de gatos, porém isso não é verdade. Na realidade, esse nome se refere a um padrão de coloração. Hoje, 13/01, o Folha GO te conta mais sobre isso e apresenta outras informações sobre esse pet incrível. 

Leia mais: Brincadeiras para gato: descubra agora 3 opções para fazer seu felino feliz

Esses felinos estão cercados de diversas curiosidades legais, como por exemplo, que eles também são conhecidos como gatos cálicos. Ou que em alguns países acreditam que esses animais oferecem boa sorte. 

Gato chita não é uma raça específica 

gato-chita-2
Muitas pessoas confundem o significado de gato chita. (Imagem: PxHere)

Mesmo que muitas pessoas acreditem que gato chita se refere à uma raça específica de gato, não é bem assim.  

Os chitas são chamados dessa maneira por conta de seu padrão de cores da pelagem. Os gatos calicós possuem as cores preto, branco e laranja, ou seja, são tricolores. 

Porém, existem algumas variações, o animal branco que possui manchas pretas e laranjas, e o gato que também é branco, porém suas manchas possuem uma coloração cinza escuro e laranja claro. 

Esses pets são bastante comuns hoje dia, contudo, é impossível criar um gato chita propositalmente. Em razão da coloração ocorrer por conta de um acidente genético. 

Leia mais: Vida secreta dos gatos: conheça agora esse estudo sobre os felinos

É mais comum ter gatos calicós fêmeas do que macho 

gato-chita-3
A grande maioria desses animais são fêmeas, por conta de sua genética. (Imagem: PxHere)

Existe uma justificativa genética para isso, pois o código genético da coloração preta e laranja está no cromossomo X. 

Os gatos machos possuem apenas 1 cromossomo X. Ou seja, eles só conseguem apresentar pelos pretos ou laranjas, e não os dois juntos. 

Claro que existem casos raros de um gato chita ser macho, porém, provavelmente eles não poderão se reproduzir, em razão dessa anormalidade em seus genes. 

Descubra outras curiosidades super interessantes sobre o gato chita 

gato-chita-4
Em muitos países, esses gatos significam boa sorte. (Imagem: PxHere)

O gato chita impressiona com sua personalidade e atitudes atrevidas. Eles gostam de se exibir e ser o centro das atenções. 

Contudo, também são animais carentes e que se assustam com uma grande facilidade. Caso sua casa seja muito barulhenta, ele não terá fácil adaptação. 

Algumas pessoas acreditam que esses gatos de três cores trazem boa sorte. Na Alemanha, por exemplo, seu nome é “Glückskatze”, que significa “gato da sorte”. 

gato 3 cores
Gato que dá sorte | Crédito Glückskatze-ar.de

Nos Estados Unidos, ele também é conhecido como “gato do dinheiro”, pois acreditam que ele traz prosperidade para sua família. No Japão, marinheiros tinham um gato chita no navio, a fim de os proteger de acidentes no mar. 

Leia mais: Sabia que o gato de Alice no País das Maravilhas foi inspirado no British Shorthair?

Por fim, existem diversos mistérios e curiosidades sobre o gato chita. Se você encontrar um gato de 3 cores por aí, será uma ótima opção de pet para você e sua família. Em caso de dúvidas sobre cuidados necessários, procure um veterinário de sua confiança. 

Enfim, gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe!

Comments
Loading...