Gato frajola é uma raça de felino? Entenda mais sobre os gatos preto e branco

Afinal, quem são esses pets lindos já vestidos à caráter black tie? Vem conferir

Curiosamente, os gatos preto e branco costumam receber a alcunha de gato frajola. De fato, isso se dá por conta de um desenho animado bastante popular. Sendo assim, o famoso Piu Piu, onde um pintinho amarelinho é perseguido, persistentemente, por um gato preto e branco, cujo nome é Frajola. Enfim, saiba mais hoje (22/09) aqui no Blog Pets do Folha Go.

Gatos preto e branco: entenda mais sobre esse felino

Os gatos frajolas, como são conhecidos os gatos preto e branco, não são uma raça de felino. Com efeito, trata-se na realidade tão somente de um padrão de pelagem dos gatos. Em outras palavras, podem haver gatinhos de raça definida com pelos nesse padrão de cores ou haver gatos SRD (sem raça definida, os famosos vira-latas) com essas cores.

Por outro lado, vale a pena dizer que a cor dos pelos do gato apresentam uma relação expressiva com o tipo de comportamento que o bichano exibe. Aliás, isso foi inclusive comprovado cientificamente por algumas pesquisas.

gatos preto e branco.
Então, gato frajola é uma raça de felino? Entenda mais sobre os gatos preto e branco. Fonte da imagem: Pixabay

Desse modo, quando alguém vai adotar um gatinho, muitas vezes ela leva em consideração a coloração da pelagem do bicho.

Todavia, segundo uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia, o gato frajola costuma ser um animalzinho mais afeito à brincadeiras e também mais agitado. Aliás, são bichos bastante ativos, sobretudo no período noturno. No entanto, toda essa energia diminui consideravelmente quando eles ganham mais idade.

Como lidar melhor com um gato frajola

Gatos como um todo são animais que apreciam muito a questão da rotina. Eles gostam bastante de ter horário certo para comer, para dormir, para brincar, fazer as necessidades fisiológicas e assim por diante. Contudo, isso é ainda mais relevante e intenso no caso dos gatos preto e branco.

A propósito, como esse bichano tem energia para dar e vender, você precisará pensar em diferentes e múltiplas formas de entretê-lo, a fim de que ele gaste essa energia. Dessa forma, isso fará com que ele sinta bem-estar, alegria e reduza drasticamente o estresse.

Espalhar briquedos: gatos preto e branco amam

Sendo assim, se você tem um frajolinha, gatificar a casa é algo que você precisa levar seriamente em conta. A nível de esclarecimento, gatificar é colocar elementos e organizar a casa de forma que ele possa dar vazão a todo o seu instinto.

Dito isso, espalhe arranhadores e coçadores pela casa. Outrossim,  instale prateleiras, tocas, casinhas, nicho, brinquedos. Enfim, tudo aquilo que funcione com enriquecimento ambiental e sirva de estímulo para o bichinho. Além disso, separe pelo menos alguns minutos do dia para brincar com ele.

Assim sendo, você estará não apenas fazendo um bem para a saúde mental e emocional do felino, mas estará se aproximando ainda mais dele.

Agora, conheço um autêntico gatinho frajola cheio de amor para dar!

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...