Gato no cio: o que muda no comportamento? Entenda agora

Entenda como muda o comportamento do gato no cio

-- Continuar depois da publicidade --

Gato no cio. Durante o cio, o comportamento do nosso gato pode mudar. Quando a fêmea entra no cio, seu comportamento muda radicalmente. Ela mia com insistência, tenta por todos os meios chamar a atenção do dono, esfrega-se em qualquer lugar, torna-se excessivamente carinhosa. Por isso, hoje (28/01) a Coluna Pets do Folha Go vai falar mais sobre o gato no cio, o seu comportamento e os cuidados que devemos ter, já que é muito comum as gatas fugirem nesse período.

Enfim, leia também: Animal de estimação exótico: conheça a Zibelina um bicho interessante

-- Continuar depois da publicidade --

Quais são os sintomas de cio em gatos?

gata no cio
O comportamento do gato muda no cio – Foto VIX

Primeiramente durante o cio o gato procura ativamente um parceiro para procriar. Para que o encontro sexual ocorra, a fêmea emitirá uma série de sinais para que o macho saiba que ela está pronta para acasalar.

É importante que os proprietários aprendam a identificar esses comportamentos típicos do cio de gatos, a fim de lhes prestar os cuidados de que necessitam:

  • Miados intensos e mais frequentes do que o normal, especialmente ao entardecer. Por que? O miado é o recurso que a gata utiliza para atrair a atenção dos gatos machos que estão ao seu redor. Esses miados podem ser realmente irritantes e às vezes podem ser confundidos com um bebê chorando.
  • Atitude inquieta. Durante o cio, o gato fica em um estado de considerável nervosismo e agitação, movendo-se continuamente de um lado para o outro.
  • Esfregar em objetos e pessoas. Também é comum o animal deitar de barriga para baixo ou rolar no chão.
  • Perda de apetite.
  • Um gato no cio é especialmente fofinho e afetuoso. Procurará chamar a nossa atenção e exigirá carícias contínuas.
  • Ele urina em lugares indesejados para espalhar seus feromônios e, assim, aumentar as chances de atrair machos.
  • O gato lambe os órgãos sexuais, que durante o cio ficam mais inflamados do que o normal.
  • Pose de acasalamento ou lordose: quando acariciados, eles esticam as pernas, arqueiam as costas e levantam a cauda para expor a área genital.

Ademais, leia ainda: Cortar unhas de cachorro: aprenda agora qual a forma correta para fazer em casa

Os gatos machos têm cio?

-- Continuar depois da publicidade --

A verdade é que o gato macho não experimenta um período de calor como acontece com as fêmeas. Porém, ele é receptivo aos sinais emitidos pela fêmea.

Se o macho for saudável e tiver um comportamento estável, ele poderá acasalar com uma fêmea no cio a qualquer momento.

Nesse caso, o gato macho responderá à fêmea por meio de miados poderosos e tentará fugir de casa para encontrá-los, com os perigos que isso acarreta.

Também é comum o gato urinar fora de seu lugar habitual e seu instinto territorial se acentuar, de forma que na presença de outros machos possa ocorrer uma briga.

Como acalmar seu gato nesse período?

gato no cio
O tutor pode acalmar o seu gato no cio Foto – Pixaby
  • Seja muito carinhoso com ela, acaricie-a e escove-a periodicamente para que ela se sinta mais calma.
  • Preste atenção nela, fique mais tempo com ela e brinque, pois naquela época ela será muito sensível e mais carinhosa do que o normal.
  • Você pode preparar uma cama quente  para aliviar um pouco o estresse.
  • Você também pode usar feromônios naturais para acalmar seu gato no calor.
  • Mantenha a caixa de areia limpa e não aplique produtos com muito perfume, pois os gatos geralmente são muito sensíveis aos odores.
  • Se perceber que ela está muito agitada, que não dorme bem e está abatida, vá ao veterinário para a respectiva avaliação.

Por fim e como explicamos no início do artigo, a menos que você seja criador de gatos, nossa mais sincera recomendação é que o esterilize, para que tenha uma melhor qualidade de vida e viva muito mais tranquilo gostando de ser um feliz e gato equilibrado.

Enfim, leia mais: Banho e tosa em cachorros são complicados? Entenda a importância e saiba quando fazer

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...