Seu gato olha fixamente para você? Saiba mais do significado dessa linguagem

Confira porque os felinos agem assim

Saber por que seu gato olha fixamente em seus olhos, pode gerar grande curiosidade. E em algum momento, isso já deve ter acontecido com você de pensar – Onde estará meu gato? – E quando você se vira para procurá-lo, lá está ele: olhar penetrante, sem piscar ou mover um único músculo. Então, hoje Folha Go vai falar mais sobre isso essa fixação dos  gatos pelos seus humanos.

Você sabia que os gatos não piscam tanto quanto os outros animais? E não são só os gatos, os demais felinos em geral, têm o mesmo comportamento.

-- Continuar depois da publicidade --

gato olha
Mas aquele olhar enigmático e penetrante faz parte do seu charme | Imagem CANVA

Para os amantes de gatos, aquele olhar enigmático e penetrante faz parte do seu charme. E você deve saber que quando o seu gato olha bem nos seus olhos sem piscar, ele tenta se comunicar com você. Aqui veremos alguns motivos pelos quais seu gato o olha nos olhos e como interpretar algumas das linguagens felinas.

Leia também: Descubra 6 raças de gatos que mais gostam de colo e veja curiosidades

Razões pelas quais seu gato olha em seus olhos

Se quisermos saber por que os gatos olham nos nossos olhos, devemos entender o que o contato visual significa para eles. Embora seja difícil, alguns Etologistas (pessoas que estudam o comportamento animal) pensam que quando nosso gato tem contato um  visual longo é um sinal simples. Ou seja, de “Estou olhando para você, humano”, e até mesmo  “Quero algo, me ajude”. Também pode ser um olhar ameaçador, embora seja raro entre seus guardiãs.

olhar de gato
Se o gato olha fixamente pra você, pode ser apenas um gesto de carinho | Foto CANVA

Não devemos esquecer que eles são animais de caça e seu instinto é não perder de vista sua presa ou possível predador.

O comportamento de um bichano pode ser estranho às vezes. Além disso, um de seus instintos primários é evitar seus predadores e mantê-los sob controle.

Mas, se não somos sua presa e não somos seu predador, então por que nosso gato olha para nós?

Embora seja um pouco difícil encontrar uma resposta exata para essa pergunta, depois de pesquisar e ler muitos artigos, temos alguns motivos que queremos compartilhar com os leitores que nos prestigiam.

Veja ainda: Gratidão animal: gata leva os filhotes para agradecer quem a alimentou

Conheça razões do olhar curioso dos felinos 

gato olhando
Mas existem razões do olhar curioso do felino, confira | Imagem CANVA
Razão # 1: Seu gato olha para você se algo estiver faltando.

Quando  seu gato acha que está faltando alguma coisa, é bem possível que ele o persiga pela casa e quando você parar para cuidar dele, é provável que o gato dirija seus olhos fixamente para os seus.

Então, perseguir você e olhar para você é a maneira dele de dizer:

  • “Eu preciso de água limpa.”
  • “Eu preciso que você limpe minha caixa de areia.”
  • “Minha comida está acabando.”

-- Continuar depois da publicidade --

Como você verá que esse é um comportamento estranho em gatos, ele está apenas tentando chamar sua atenção. Corra para verificar o que está faltando, principalmente se o olhar vier acompanhado de miados inexplicáveis.

Razão # 2: Algo chama sua atenção

Os gatos são animais muito curiosos e não gostam muito de mudanças, principalmente se mudamos algo de lugar, temos novos objetos ou temos comportamentos estranhos que não são comuns em nós.

Você percebe que seu gato está alegre, mas fica olhando para você? Ele simplesmente faz isso porque há algo novo que chama a atenção dele, em você ou no seu ambiente.

Que coisas chamam a atenção de um gato que o faz olhar para você?

  • Uma bolsa grande e atraente.
  • Alguns novos fones de ouvido.
  • O secador de cabelo.
  • Uma conversa ao telefone em um tom diferente do normal.
  • Você cantando no chuveiro.
  • Que você mude sua mobília de lugar.

Lembre-se de que os felinos são muito observadores e têm percepção sensorial muito maior do que outros animais de estimação. Qualquer “novidade” chamará sua atenção e o fará fixar em você seu olhar felino.

olhar do gato
Seu gato olha fixamente pra você? Entenda a visão do felino e o que significa o olhar penetrante Foto – Pinterest
Razão # 3: Tentar desafiá-lo

Os gatos são animais territoriais e também gostam de se sentir superiores. Se você tem um gato, é muito provável que o tenha encontrado em algum lugar monitorando tudo o que você faz enquanto olha para você. Bem, é uma atitude muito normal e acontece com muita frequência.

Se o pet mirar em seu tutor, enquanto faz algo que pode certamente causar problemas, ele está desafiando você.  Alguns exemplos, como: andar entre suas coisas, empoleirar-se no seu laptop, cheirar suas plantas e até jogar coisas no chão, é a maneira dele de dizer que vai fazer o que quiser.

Os olhares mais desafiadores dos gatos são momentos após a repreensão, ou quando você quer chamar a atenção deles para que eles não façam algo.

Os gatos também costumam manter o olhar fixo para desafiar um possível oponente. Eles costumam fazer isso na frente de outros animais, mas se ele estiver fazendo isso com você, você deve estar ciente dos sintomas de um possível comportamento agressivo.

Razão # 3: Seu gato observa você com carinho

Acredite ou não, os gatos mostram afeto com os olhos.

Quando você se vira e seu gato está olhando para você com os olhos ligeiramente fechados ou numa posição muito calma, ele o faz porque está olhando para você com carinho.

gatos olham com carinho
Afinal, os gatos mostram afeto com os olhos | Imagem CANVA

Às vezes, eles olham e podemos ver como seus olhos se fecham de vez em quando. Então é sinal que seu mascote felino te ama.

Os gatos não piscam muito e quando o fazem é porque estão calmos, confortáveis ​​e relaxados. Se também te olham é porque se sentem protegidos e te observam com a melhor intenção do mundo, talvez pensando que tudo está perfeito. Isso geralmente pode acontecer enquanto você dorme.

Gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe com seus contatos!

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...