Existe girafa na Amazônia? Saiba mais sobre esse animal ameaçado de extinção

Conheça sobre as girafas, onde vivem e curiosidades sobre esse animal em extinção

As girafas são animais conhecidos por sua beleza, bem como despertam a atenção dos curiosos pela altura peculiar. Entretanto, nos últimos trinta anos, houve diminuição num número estimado em 40% da população dessa espécie. Mas você, leitor do Folha Go, sabe dizer se existe girafa na Amazônia? O que fazer para protegê-las? É o que responderemos hoje, 08/12, em nossa Coluna Pets.  

Leia ainda: Conheça os cães cantores da Nova Guiné e saiba sobre os uivos

Existe girafa na Amazônia? Saiba mais sobre esse animal
As girafas são animais nativos da África ( Crédito Folly farm)

Leia a matéria até o fim e saiba se existe girafa na Amazônia. Além disso, conheça suas características e curiosidades. 

Características das girafas 

As girafas são mamíferos nativos da África. São conhecidas por sua altura e sua pelagem de manchas marrons. Nesse sentido, medem cerca de 5.7 metros de altura, sendo os machos mais altos que as fêmeas.  

Além disso, elas têm as pernas longas, sendo que as dianteiras são mais compridas que que as traseiras.

Da mesma forma, seu pescoço é bastante comprido, assim como sua língua, que mede 45 cm. Ela é muito importante na captura de alimentos. Ainda mais, seus olhos são grandes e sua cauda mede 100 cm.  

A pelagem do animal possui variações de acordo com a estação do ano e seu estado de saúde. Existem 9 subespécies de girafas, suas diferenças são os locais onde vivem e a forma como são distribuídas as manchas marrons no corpo.

Girafa Branca 

Você conhece a girafa branca? Pois bem, ela existe e tem essa cor devido a uma questão genética nas células da pele. É o leucismo, ele não permite que a pigmentação da pele. Mas, infelizmente, a espécie é rara.

Girafas
As girafas brancas são raras e estão em extinção. (Imagem: Curiosidades)

Por isso, foi colocado um chip para ser monitorada e ser localizada por GPS. Assim, ela pode ser encontrada e acompanhada constantemente.

 Habitat e curiosidades 

As girafas vivem em savanas e regiões de florestas abertas. Do mesmo modo, são muito comuns em áreas ricas em acácias, uma vez que são animais herbívoros e essa é sua planta preferida. Ainda mais, não bebem água com frequência, logo são encontradas em locais onde não há fonte de água.   

A acácia é uma planta com espinhos. Porém, os dentes das girafas conseguem esmagá-los e, assim, ela consegue retirar as folhas da planta com a língua sem se machucar.

Algumas curiosidades das girafas: 

  • São os animais mais altos do mundo; 
  • O macho come até 66 kg de alimento por dia;
  • Apesar do tamanho, são ágeis e alcançam uma velocidade de até 60 km/h;
girafas
Atualmente, está na lista dos animais em risco de extinção devido a perda do seu habitat e a caça ilegal. (Imagem: Superinteressante|)
  • As girafas dormem em pé, porém chegam a se deitar;
  • As fêmeas dão à luz em pé ou ao caminhar. Dessa forma, o filhote, ao nascer, tem uma queda de dois metros;
  • A expectativa de vida das girafas em cativeiro é de até 33 anos ;

Os principais predadores das girafas são os leões, entretanto, os leopardos, as hienas e os crocodilos também se alimentam desses animais.  Atualmente, está na lista dos animais em risco de extinção devido a perda do seu habitat e a caça ilegal.

Leia ainda: Saiba mais da castração de pets: entenda riscos e benefícios

Existe girafa na Amazônia?

Existe girafa na Amazônia? Saiba mais sobre esse animal
Youtuber brasileira virou meme na internet ao pintar girafa no corpo em protesto ( Crédito Correio da Bahia)

Recentemente, uma maquiadora e youtuber brasileira, Hosana Cristina Cabral de Lima, 19 anos, virou meme na internet após postar uma ilustração do seu próprio corpo em protesto contra as queimadas na Amazônia.

A pintura, que teve como objetivo o luto pela Amazônia, foi alvo de críticas uma vez que  entre os diversos animais ilustrados continha a imagem de uma girafa. Surgiu então o questionamento se a girafa era ou não um animal encontrado na Amazônia.

Assim, vamos esclarecer a dúvida: os brasileiros que quiserem ver uma girafa no Brasil, a encontrarão apenas em zoológicos, afinal esse é um animal do continente africano, logo, definitivamente, não existe girafa na Amazônia.

Leia ainda : Abandono de animais: causas e consequências desse problema cruel

Gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe: FacebookInstagramTwitter e Pinterest.

 

 

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies