Aprenda a calcular a idade do seu cachorro em relação aos humanos

Tamanho do pet interfere no cálculo para descobrir a idade aproximada

A idade do cachorro, em comparação a dos humanos, é sempre motivo de dúvidas. Afinal, como avaliar o tempo de vida do pet na realidade do homem? Todos os donos querem entender isso e desfrutar de mais momentos ao lado dos bichinhos de estimação. Hoje, 28/11, o Folha Go traz esses dados e outras curiosidade na coluna Pets.

Leia ainda: Conheça o gato persa, olhos claros e pelagem peculiar para conquistar os fãs

Aprenda a calcular a idade do seu cachorro em relação aos humanos
Idade dos cachorros é motivo de curiosidade entre os tutores (Crédito Canva)

A lenda mais comum diz que cada ano do cachorro equivale a 7 anos do homem. Porém, você verá na matéria que esse cálculo não é tão simples, pois muitas características interferem na conta.

Ademais, alguns especialistas trabalham com o seguinte cálculo: cada ano do cachorro tem o mesmo peso de 12 anos da vida humana. Contudo, essa média vale para os dois primeiros anos de vida do bichinho de estimação (como você vê na tabela acima).

Aprender a calcular a idade do cachorro

Antes de pegar a calculadora e fazer as contas, saiba que o tamanho do cão tem bastante influencia no cálculo da idade. Por isso, o porte do cachorro deve ser definido primeiro.

Os cães que somam até 10kg podem ser considerados pequenos. Do mesmo modo, a classificação muda para média nos que pesam até 20kg. De 21kg a 30kg entram na categoria grandes. Logo, os que pesam acima de 41kg são os gigantes.

Leia ainda: Cães precisam escovar os dentes para combater mau hálito e outros problemas

Peso dos cães também interfere na expectativa de vida

O peso dos bichinhos de estimação também é um fator de influencia no cálculo da idade. Cães de pequeno porte são considerados filhotes entre 1 ano. Os pets de tamanho médio entram nessa conta até 14 meses. Os grandes e gigantes fecham a conta a partir de 18 meses.

Do outro lado, a velhice chega mais cedo para os cachorros grandes e gigantes. A partir de 7 anos, ele se encaixam nessa categoria. Pets pequenos e médicos são considerados idosos a partir dos 9 anos.

Tempo médio de vida conforme essas variações

O tempo de vida dos cães costuma variar da seguinte forma: cachorros pequenos têm chances de viver mais tempo, média de 16 anos. Os médios chegam a uma média de 14, por exemplo. Contudo, os grandes veem a expectativa de vida cair para 12 anos e os gigantes para 10. Obviamente, há várias exceções nessa média.

Aprenda a calcular a idade do seu cachorro em relação aos humanos
Os cachorros de pequeno porte costumam viver por mais tempo (Crédito Bing)

Entretanto, o cachorro precisa de idas frequentes ao veterinário, vacinas em dia, rações e cuidados para prolongar o tempo de vida. A parte genética também interfere no tempo de vida.

Cão mais velho de todos os tempos

O Livro dos Recordes tem o cachorro Bluey como o cão mais velho de todos os tempos. A princípio, ele viveu por 29 anos e 5 meses. Nascido na Austrália, o pet faleceu em 1939, mas tem o nome marcado na história.

Contudo, outros donos de cães afirmam que seus bichinhos viveram mais tempo, mas não conseguiram apresentar documentos para comprovar.

Leia ainda:  Furão de estimação tem curiosidades incríveis para quem pretende criar esse pet

Gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe: FacebookInstagramTwitter e Pinterest.

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies