Infecção urinária em gatos: conheça os tipos e dicas da veterinária

Gatos são animais que sabem esconder muito bem uma doença ou problema de saúde, por isso você deve estar muito atento ao comportamento do seu animal.

Hoje, 12/12, no Folha Go, você terá algumas dicas sobre infecção urinária em gatos. Sim, sabemos que os gatos são animais de estimação muito independentes que – exceto por alguma condição ou evento particular – raramente precisam de vigilância estrita.

No entanto, existem uma série de patologias, às quais os felinos domésticos estão muito sujeitos e que requerem toda a nossa atenção e prevenção: as doenças do trato urinário. Diante disso, confira dicas da Veterinária Bruna Nedel Hermes e aprenda mais sobre a saúde dos gatinhos de estimação.

O cuidado com a infecção urinária em gatos

Infecção urinária em gatos
A infecção urinária é de dois tipos – Foto – Pixabay

A doença felina do trato urinário inferior consiste em uma série de complicações que podem afetar a parte inferior do trato urinário, especificamente a bexiga e a uretra do animal.

Estas, para além de serem muito incómodas e dolorosas para o seu gatinho, são, infelizmente, muito frequentes em gatos de qualquer idade e sexo, se não tiver as medidas necessárias para evitá-las. Em alguns casos, podem até causar a morte porque facilitam a obstrução do trato urinário impedindo a expulsão da urina.

Mas, como posso saber se os cuidados que ofereço ao meu gato são suficientes?

Para que você tenha mais conhecimento sobre este problema, neste texto explicaremos mais sobre alguns cuidados essenciais para prevenir a infecção urinária. As informações foram repassadas pela médica veterinária da Coluna Pets, Bruna Nadel Hermes.

O acesso ao conhecimento, certamente,  é uma forma a mais, de garantir o bem-estar do seu amigo felino. Acompanhe para saber sobre a dieta, principalmente sobre os líquidos que seu pet deve ingerir.

Leia também: Gato preto frajola: um pet para relembrar o frajola

O que é a infecção urinaria nos gatos

infecção urinaria nos gatos
Gatos podem ter dificuldade de urinar Foto – Animais -Umcomo

Conforme a veterinária, o gato tem a infecção urinária devido ao acúmulo de bactérias, que por sua vez causam a inflamação no pet. São, portanto, duas formas de infecção urinária conhecidas: a de cistite bacteriana e a cistite de origem idiopática (sem uma causa conhecida).

Aliás, ela também pode ter outros aspectos: ser de origem obstrutiva, por exemplo. É aquela com formação de cálculos ou seja, como as pessoas costumam chamar, ‘pedras’  nos rins e nas vias urinárias.

Em outras palavras, o gato tem algo atrapalhando a urina de sair normalmente ou apenas sinais de que tem algo errado ao fazer o xixi.

Cistite bacteriana

A cistite é a infecção do trato urinário. Não tem pré-disposição por sexo, mas normalmente os machos são os mais acometidos. A idade normalmente seriam gatinhos idosos, a partir de 8 anos.

Dessa forma, conforme a veterinária, o diagnóstico é feito através do exame de urina. No tratamento normalmente se solicita uma urocultura. Dessa forma consegue se ver o tipo de bactéria que tem, tipo de antibiótico e se inicia o tratamento.

Cistite idiopática

Ela tem duas apresentações, como dito anteriormente. A forma obstrutiva, e a forma não obstrutiva. Ela é uma doença inflamatória da vesícula urinária, que tem possivelmente uma origem neurogênica (genética).

Sendo assim, a veterinária ressalta que como a etiologia, ou seja a causa, dessa doença não está bem esclarecida. Mesmo com bastante estudos já feitos, ainda é bem difícil o seu diagnóstico, que acaba sendo definido, excluindo outras doenças do trato urinário.

O que fazer quando gato tem infecção urinária

Embora a Cistite idiopática não tenha predisposição por sexo ou por raça, ela está bastante associada a questão do estresse.

bebedouros para gatos
Então, lembre-se de oferecer água suficiente e limpa | Imagem: Ofertativa

Por isso também, o tratamento tem que ser avaliado pelo veterinário. E  uma das coisas que se preconiza é avaliar a questão do estresse do animal e a ingestão de líquidos na dieta do gato.

O gato, por ser um bichinho carnívoro, esquece de tomar água. Então, lembre-se de oferecer água suficiente e limpa ao seu pet.

Como fazer o gato beber mais água?

Pra ele tomar água, o pote de água precisa ser grande o suficiente, para que ele consiga colocar a cabeça sem que ele encoste no bigode. E se água estiver suja ele não vai querer tomar, pois são extremamente exigentes com limpeza.

O proprietário de gato tem que ter esse cuidado. O animal precisa ter sempre  água limpa e fresca. Existem gatos que gostam de tomar água corrente.

Para essas pessoas com pets mais exigentes, sugere-se comprar uma fonte, que então a água fica circulando, e o gato sente atração por tomar o líquido.

Em outro texto vamos falar mais dos tratamentos e de como detectar a infecção urinária em gatos. Acompanhem sempre para entender como cuidar do gato e da infecção urinária.

Veja também: Veja 5 raças encantadoras de mini coelhos: pets de estimação anões ou toy

Por fim, gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe: Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest. 

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies