Conheça agora o lêmure: um animal diferente e cheio de curiosidades

Lêmures são animais incríveis e você vai amar conhecer mais sobre esse animal

Você sabia que os lêmures são animais muito inteligentes? Hoje, 24/01, no Folha Go, você vai conhecer mais sobre esse animal e descobrir algumas curiosidades sobre eles. Leia a matéria até o fim e aprenda tudo sobre esse pet.

Leia também: Maus-tratos contra animais aumenta em Minas Gerais

lêmure bravo
Descubra algumas características sobre os lêmures (Fonte: Dom Total)

Características do lêmure

Os lêmures não são animais populares, entretanto, após o filme Madagascar eles ganharam mais visibilidade. Por isso, têm despertado curiosidade entre algumas pessoas.

Esse animal possui um nariz comprido, olhos extremamente grandes e arregalados que se destacam na sua aparência. Além disso, eles possuem mão e pés com cinco dedos e unhas. Os corpos dos lêmures são bem-parecidos com os dos macacos, isso ocorre, por também pertencerem a um grupo de primatas além de serem animais mamíferos.

dois lêmures
Entenda como funcionam os hábitos dos lêmures (Fonte: uol)

Habito dos lêmures

Esse animal possui um habito alimentar bem amplo, uma vez que, consomem frutas, folhas, raízes, pequenos insetos e até ovos de algumas aves. Ademais, é comum encontrar esses animais dormindo durante o dia, dado que, eles são mais ativos no período noturno.

Além disso, esses animais costumam viver em grupos de dez lêmures e costumam ser bem sociáveis. Um ponto interessante sobre a personalidade desses animais é que eles são primatas bem mansos, entretanto, são animais muito curiosos.

Polinizadores naturais

Esse animal efetua uma tarefa muito importante na natureza, uma vez que, eles efetuam a tarefa de levar o pólen de uma planta até a outra. Eles cheiram o pólen da flor e depois com a sua respiração saem distribuindo o conteúdo pela floresta com o seu comprido nariz.

Lêmures
Entenda mais sobre a inteligência dos lêmures (Fonte: vix.com)

Animais inteligentes

Os lêmures passaram por alguns testes que avaliavam a sua capacidade cognitiva que apontam que eles são capazes de memorizar imagens, sequências e identificar tamanhos. Provando que eles são animais muito inteligentes e chamando cada vez mais a atenção do ser humano para descobrir o potencial desse bicho. Além disso, os lêmures possuem uma forma de comunicação entre eles bem sofisticada, uma vez que eles emitem avisos sonoros e até expressões faciais.

Veja também: Animais exóticos da Austrália: perigos e encantos na Oceania

Disputa de odor

Os machos possuem uma forma bem estranha de conquistar seu território e alimentação. Dado que eles disputam através do odor emitido. A emissão do odor serve para que o animal mais fedido seja considerado o mais forte. Dessa forma, são os animais mais fedidos que conquistam a recompensa desejada.

Entretanto, um detalhe muito interessante sobre isso, é que essa disputa de odor só ocorre entre os machos e mesmo assim não são eles que se alimentam primeiro. Uma vez que os machos só começam a se alimentar quando as fêmeas ficam satisfeitas e elas também são as responsáveis por governar a sociedade de lêmures.

Por esse motivo, algumas pessoas costumam dizer que os lêmures são animais feministas, em que a verdadeira potência está voltada para a fêmea.

Leia também: A tarântula é uma ótima opção para quem gosta de animais exóticos

Por fim, gostou dessa matéria? Que tal conhecer mais sobre os animais exóticos e animais de estimação?  Acesse a categoria pets e veja algumas matérias muito interessantes.

Comments
Loading...