Animais em extinção no Brasil: veja 3 espécies de macacos ameaçados na Amazônia

Descubram quais são as três espécies de macacos brasileiros ameaçados de extinção

Você sabia que 60% das espécies de macacos do mundo correm risco de ser animais em extinção no Brasil? Hoje 20/12, no FolhaGo, você vai entender sobre essa triste realidade na vida dos primatas. Além disso, leia a matéria até o final e veja algumas curiosidades sobre outros animais exóticos.

 Leia também: Natal dos animais: confira 10 dicas de presente para pets  fazerem a festa

macaco triste
Descubra porque os macacos correm risco de extinção (Fonte: G1- Globo)

Macacos em risco de extinção na Amazônia brasileira

Infelizmente os primatas são animais que sofrem muito com a redução do seu habitat que tem como causa principal a expansão das fronteiras agrícolas.

A população de primatas do mundo inteiro já apresentou uma redução significativa e se nenhuma atitude for tomada para a preservação desses animais eles podem chegar à extinção.

A extinção da espécie seria além de uma perda extremamente triste uma vez que são animais encantadores, também aconteceria um desalinhamento das interações ecológicas.

Uma vez que, os macacos são uns dos principais responsáveis pela distribuição de sementes do ambiente, renovando a flora, além de ser pertencente da cadeia alimentar, como presa e predador.

macaco
Entenda os motivos do risco de extinção dos primatas (Fonte: bbc.com)

Saiba qual o motivo do risco

Existe um crescimento das fronteiras agrícolas, essa ação diminui o habitat em que os macacos estão acostumados a viver e se reproduzir.

Outro fato preocupante é a caça dos primatas, uma vez que, por mais que existam leis de proibição é uma tarefa difícil de ser controlada.

Além disso, algumas pessoas traficam esse animal para fins religiosos, místicos ou para pessoas que querem criar ilegalmente esses macacos.

Ainda mais, as doenças infecciosas também é um ponto critico com relação à extinção dessas espécies, dado que, os primatas são muito vulneráveis a vírus.

Uma vez que, esse fator causou desespero em algumas pessoas que ao se deparar com alguns primatas acabaram matando os animais pensando que assim se protegeriam.

Veja também: Câmara de BH aprova fim das carroças puxadas por animais; veja essa conquista

macaco bugio
Aprenda quais espécies de macacos do Brasil está em risco de extinção (Fonte: O eco)

Espécies de macacos em extinção no Brasil

Antecipadamente, entenda que existe uma lista de primatas em extinção, e que está  divulgada nas plataformas online.

A lista aponta o Brasil como o terceiro país com maior número de espécies ameaçadas de extinção.

Veja a seguir as 3 espécies de macacos que sofrem com as ações humanas e quem sabe você se anime a ajudar a causa.

Sagui-da-serra-escuro

O Sagui-da-serra-escuro é um animal gracioso, com pelos de coloração preta com algumas manchas ruivas, ele possui porte pequeno que chega a pesar em média quinhentas gramas.

Entretanto, Infelizmente estipulam que essa espécie de macaco tenha atualmente apenas mil animais existentes.

Sauim-de-coleira

Esse macaco é encantador e endêmico da floresta amazônica e eles possuem uma expectativa de vida de dez anos se viverem livres na natureza.

Esse animal possui pelos de coloração preta ou marrom e pelos brancos em volta do pescoço, lembrando realmente uma linda coleira.

Bugio Marrom

O macaco bugio marrom é dono de uma potente voz, ele emite sons muito altos que servem para se comunicar com os outros macacos do grupo.

Contudo, Esses primatas chegam a medir setenta e cinco centímetros no máximo e possuem uma pelagem de coloração marrom e alguns tons de ruivo.

Leia também:  Curiosidades de 3 bichos exóticos do Brasil: macacos prego, esquilo e mico-leão-dourado

Os macacos com risco de extinção bem como outras espécies ameaçadas necessitam, urgentemente, de ações para protegê-los.

E agora que você já sabe dessa estatística, pense no que fazer a respeito. Aliás, ela é um ponto de partida para mobilizar as pessoas ao engajamento na defesa dos animais. Então, mãos a obra.

Por fim, gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe: 

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies