Maneiras de fazer carinho no gato e não incomodá-lo? Confira

Essas dicas podem ajudar a acertar na forma de se fazer carinho no gato de estimação. Que costuma ter fama de ser arredio

Carinho no gato. Quem disse que os gatos não gostam de carinho? Uma das melhores maneiras de se comunicar com seu gato é através do toque. A maioria dos gatos adora ser acariciado. Mas há uma arte em fazer carinho e acender a máquina de ronronar satisfeito do seu gato e deixá-lo relaxado e de bom humor. Mas, sim, definitivamente, há lugares em que o gato não gosta de receber carinho. Por isso, vamos falar mais sobre isso, hoje, 10/11, na matéria que segue. Isso para acariciar seu gato tranquilamente,  e não correr risco de levar algum arranhão.

Leia aquiComo fazer arranhador de gatos? Confira o passo a passo

Saiba como acariciar um gato

carinho no gato
Como fazer carinho no gato e não incomodá-lo? ConfiraFoto – Bing

Antes de mais nada, a chave para o sucesso é se concentrar em fornecer ao gato o máximo de escolha e controle possível durante as interações. Por exemplo, deve-se deixar com ele a escolha para indicar se deseja ser acariciado ou não, naquela hora. Também deve-se deixar com ele o controle sobre onde o tocamos e por quanto tempo.

Devido à nossa natureza tátil e amor por coisas fofas, essa abordagem mais disciplinada em relação ao nosso pet,  pode não vir instintivamente para muitos de nós.  Mas pode valer a pena, já que pesquisas mostram que as interações com gatos tendem a durar mais quando o gato, e não o humano, as inicia.

Também é muito importante prestar atenção ao comportamento e à postura do gato durante as interações para garantir que ele se sinta confortável. Quando se trata de toque, menos é mais.

Nesse sentido, como um guia geral, a maioria dos gatos amigáveis ​​gostarão de ser tocados nas regiões onde suas glândulas faciais estão localizadas, incluindo a base das orelhas, sob o queixo e ao redor das bochechas. Esses locais são geralmente preferidos em relação a áreas como a barriga, as costas e a base da cauda.

Sinais de bom carinho no gato

  • Cauda mantida em pé e escolhendo iniciar o contato.
  • Ronronando e amassando você com as patas dianteiras.
  • Agitando suavemente a cauda de um lado para o outro enquanto é mantido no ar.
  • Uma postura e expressão facial relaxadas, orelhas em pé e apontadas para a frente.
  • Dar um empurrãozinho se você parar enquanto os acaricia.

Sinais de antipatia ou tensão

  • Mudar, mover ou virar a cabeça para longe de você.
  • Permanente passivo (sem ronronar ou esfregar)
  • Piscar exagerado, balançando a cabeça ou o corpo ou lambendo o nariz
  • Rapidez, rajadas curtas de limpeza.
  • Pele ondulada ou estremecida, geralmente ao longo das costas.
  • Agitar, bater ou bater com a cauda.
  • Orelhas achatadas para os lados ou girando para trás.
  • Uma virada brusca da cabeça para encarar você ou sua mão.
  • Mordendo, golpeando ou batendo em sua mão com a pata.

Qual carinho os gatos mais gostam? 4 dicas para acariciar seu gato

carinho no gato
Como fazer carinho no gato e não incomodá-lo? Confira -Foto – Bing
  1. As bochechas. Os gatos têm glândulas odoríferas concentradas localizadas em seus lábios e bochechas. Não podemos sentir o cheiro do resíduo oleoso que é depositado dessas glândulas, mas outros gatos certamente podem. Deslizar os dedos pelas bochechas e lábios do seu gato libera essas glândulas, explicando por que são locais de carinho acolhedores para a maioria dos felinos.
  2. A testa e entre os olhos. Alguns gatos corajosamente iniciam uma sessão de carinho batendo a cabeça contra você. Seu gato está transmitindo a você que está com vontade de você acariciar o topo de sua cabeça e deslizar suavemente o dedo entre os olhos.
  3. Sob o queixo. Gatos adoram carinho nessa região. Faça de forma leve.
  4. Ao longo das costas, da cabeça à cauda. Para esta área, deslize as mãos alternadamente em uma carícia, movendo-se da cabeça à cauda. Um gato satisfeito amolece os músculos do corpo e talvez até eleve o traseiro quando você alcança a base da cauda. Os gatos preferem ser acariciados nas costas. Continue a acariciar as mãos com uma sessão de aliciamento, já que a escova ou pente fará o mesmo movimento de sua mão deslizar.

Portanto, agora você conhece o local que o gato gosta de receber carinho vá sempre com calma que depois ele vai estar implorando a sua atenção.

Leia agora: Conheça o perfil de 5 donos de gatos: sabe qual é o seu? Descubra aqui

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies