A música acalma os bichos: saiba mais como as canções tranquilizam os pets

A terapia feita com música, chamada de musicoterapia tem efeitos benéficos também para os animais de estimação

Música é tão boa, que não faz bem somente para os humanos, mas também para os pets! Isso mesmo, os animais de estimação adoram música e existe uma razão para isso. Sendo assim, o Folha Go te informa nesta sexta-feira (20/11) sobre o assunto. Por que música acalma os bichos? Veja na sequência.

A música acalma os bichos: saiba mais como as canções tranquilizam os pets
A música acalma os bichos: saiba mais como as canções tranquilizam os pets – Imagem: Divulgação Patas da Casa

Portanto, saiba mais sobre o estudo que afirma o poder tranquilizador da música sobre os animais. Além disso, confira super dicas de música para o seu pet.

Leia também:  Veja a mochila de transportar gato e como acostumar o felino com o acessório

Música acalma os bichos

Cães e gatos são muito sensíveis aos estímulos sonoros. Você já experimentou ligar uma música e observar como o seu pet reage? Se a resposta é não, faça isso agora mesmo e observe um milagre acontecer.

A razão disso é bem simples: a música acalma os bichos. Diferentemente do que muita gente imagina, os animais também gostam de canções.

No entanto, muito mais do que apenas um “gosto”, a ciência explica que de fato a música ,proporciona diversos benefícios para os animais, principalmente no que diz respeito ao efeito tranquilizador.

Música para cães
A música é relaxante para os pets (Imagem: Jornal Joca)

O que diz o estudo sobre a relação entre música e pets

A terapia feita com música, chamada de musicoterapia tem efeitos benéficos também para os animais de estimação.

De acordo com um estudo publicado em 2010 no Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (Conpeex) feito por pesquisadoras, a música é sim capaz de acalmar os cães.

Mas não é só isso, a música também pode agir na reintegração social de cães em tratamento quimioterápico.

Segundo um dos teóricos mencionados no estudo, M. Follain, a música tem o poder de causar oito efeitos nos pets, os quais são:

  • Antineurótico – age na cura da neurose;
  • Antidistônico – age no sistema nervoso de forma sedativa;
  • Sonífero – age provocando sono;
  • Equilibrador do metabolismo profundo;
  • Antiestresse;
  • Tranquilizante;
  • Equilibrador do sistema cardiocirculatório;
  • Analgésico e anestésico.

Outro benefício interessante é o chamado regulador psicossomático; ou seja, a música também pode evitar que o estresse ou situações de desgaste e desestabilização emocional causem doenças no animal.

Desse modo, a música está ligada ao bem estar mental, que causa nos pets, resultando na diminuição de alguns tipos de doenças.

Além disso, o uso de remédios, para tratar conflitos emocionais ,que os animais também desenvolvem, podem ser substituídos pela musicoterapia.

Claro que a orientação do veterinário e o especialista de comportamento animal deverão orientar sobre isso.

O estudo, contou com a participação de seis animais e todos eles demonstraram o comportamento, mais acessível e tranquilo durante os testes.

Portanto, a música pode sim auxiliar os tutores,que têm pets agitados ou animais tristes, que passaram por alguma situação difícil, ou ainda, bichinhos que ficam muito tempo sozinhos. Mas qualquer música serve? A ciência diz que não!

Veja ainda: Pente para pulga de cachorro funciona? Conheça esse e outros acessórios

Música para animais

Aliás, uma boa dica para acalmar seu mascote (Imagem: Youtube)

Que tipo de música devo colocar para o meu pet ficar mais tranquilo

De acordo com a ciência, o melhor tipo de música para causar efeitos de relaxamento, tranquilidade e até fazer o animal dormir é a música clássica.

Então, sinfonias e sonatas são super indicadas para aliviar o estresse dos pets, bem como deixá-los menos ansiosos, agitados e com menos medo.

Músicas indicadas para o relaxamento e meditação também são muito interessantes. Você pode pesquisar no YouTube ou até no Spotify, mas lembre-se que o volume deve ser bem baixinho.

Na plataforma, inclusive, existe uma playlist só para este propósito. Então, aproveite junto com o seu amigo peludo!

Gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe: FacebookInstagranTwinter e Pinterest

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies