Novembro Azul e Pets: câncer de próstata também afeta os animais. Confira

Prevenção é o melhor remédio para a saúde dos nosso amigos peludos

O movimento Novembro Azul é uma campanha mundial de conscientização voltada para a saúde dos homens. O ponto mais abordado da campanha é com relação ao câncer de próstata, o segundo tipo da doença que mais acomete os homens adultos no Brasil. No entanto, a doença não afeta somente os humanos, mas também os animais de estimação. Sendo assim, nós do Go Folha vamos te explicar melhor sobre o Novembro Azul e os pets nesta quarta-feira (04).

Novembro Azul e os pets: câncer de próstata pode afetar os animais de estimação; saiba melhor
Novembro Azul e os pets: câncer de próstata pode afetar os animais de estimação; saiba melhor – Imagem: Divulgação Google

De modo semelhante aos humanos, os pets também podem realizar exames e fazer os tratamentos que dependem do diagnóstico correto do profissional veterinário.

Portanto, confira mais a respeito da campanha e atente-se às informações. Afinal de contas, quando se trata dos pets, nossa atenção deve ser redobrada. Leia a seguir.

Leia também: Gato e cachorro se dão bem? Confira e saiba o que fazer

Campanha Novembro Azul e os pets; conheça melhor

Alguns tipos de doenças que acometem os humanos também podem surgir nos animais de estimação, como os cães e gatos.

Entre elas, o câncer de próstata afeta também os pets machos.

Tendo isso em vista, o movimento Novembro Azul repercute na saúde dos animais domésticos a cerca da prevenção do câncer de próstata. Assim, a causa humana e a causa animal andam lado a lado.

Dessa forma, a campanha Novembro Azul Pet incentiva a realização de exames nos animais domésticos para investigar a ocorrência de doenças na próstata, bem como motivar a prevenção.

Desse modo, tutores que tenham pets machos de meia idade ou idosos são o público alvo do Novembro Azul Pet.

Quando devo realizar exames de próstata no meu pet?

Você pode levar o seu pet para uma consulta com o médico veterinário para realizar o exame de toque retal para palpação da próstata em qualquer momento, não somente em novembro.

Se o seu animal de estimação apresentar dor abdominal, febre, corrimento uretral, esforço para urinar, andar enrijecido, ter dificuldades para defecar e urinar, além de dor quando há palpação retal, é muito possível que ele esteja com alguma doença na próstata.

No entanto, se ele não apresentar sintomas, mas ter mais de 4 anos de idade, o exame de toque deve ser feito anualmente, pois a prevenção é o melhor caminho para evitar complicações e livrar o seu bichinho de sofrimentos causados pelas doenças na glândula.

Portanto, o acompanhamento com o médico veterinário é de suma importância, pois os pets estão expostos a diversas doenças e quanto mais cedo tratar, melhores os resultados de recuperação.

Como previno o câncer de próstata no meu pet?

A prevenção aqui é a chave do sucesso. Isto porque quando as doenças são descobertas no início, as chances de recuperação são bem maiores.

Além disso, alguns fatores podem até impedir que o seu pet desenvolva doenças relacionadas à próstata.

O primeiro deles e o mais importante é a castração, principalmente quando o pet ainda não atingiu a puberdade.

A castração é tão importante para a saúde do animal, que nos casos de confirmação do câncer de próstata, um dos tratamentos é a castração, pois isso faz com que a glândula diminua em até 80% o seu tamanho.

Também é necessário sempre cuidar do cardápio do seu pet, pois uma má alimentação pode colaborar para o aparecimento de diversas doenças.

Veja ainda: Saiba como adestrar seu animal de estimação em casa com essas 7 dicas

Portanto, neste mês de Novembro Azul Pet, cuide do seu animal de estimação e previna o câncer de próstata!

Gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe: FacebookInstagranTwinter e Pinterest

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies