Descubra agora 5 curiosidades sobre o focinho do seu cachorro

Saiba a função que essa parte do corpo do seu pet desempenha

Achamos que os cachorros expiram pelo focinho, não é mesmo? Mas, não é bem assim que funciona. Aliás, quais são as funções e importância desse órgão especial dos cães? Hoje (16/12) o Folha Go  trás exclusivamente para você, 5 curiosidades tops na coluna dos pets sobre o focinho do seu melhor amigo. Você não pode perder!

Leia mais: Conheça o Pastor Australiano, uma raça amorosa e companheira

Focinhos dos caes
Descubra sobre o focinho do Cachorro | (imagem: Canva)

Curiosidades sobre o focinho do seu cão que você nunca imaginou

Você já reparou como os cães se aproximam de pessoas desconhecidas?
Se você disse pelo cheiro, então você acertou!
O primeiro contato que o cachorro faz é através do olfato.
Além do mais, o focinho dos cães funcionam como a identidade do pet, ou seja, são suas impressões digitais.

5 características que essa parte do corpo tem as nos dizer

Veja a seguir 5 marcas registradas  dos cachorros e descubra o que eles podem fazer com esse órgão especial.

Cada focinho é único

A pele que reveste o focinho do cachorro são como impressão digital, essas pequenas marquinhas no seu focinho são única em cada animal, consequentemente é uma característica para identificar os filhotes.

Os cães não expiram pelas narinas

Os focinhos dos cães são multifuncionais, a respiração e o olfato deles funcionam em diferentes locais. E para expirar, o ar é colocado para fora através das fendas perto se suas narinas.

É importante estar atento ao efeito do sol porque o nariz possui pouca melanina, ou seja, pode sujeitar o cão a sofrer mais com o calor.

Cachorro tem um ótimo olfato

Você sabia que o cão tem um olfato 100 mil vezes mais potentes comparado a uma pessoa, com esse focinho ele consegue sentir o cheiro quase impossível para as pessoas.

Por exemplo, o cachorro consegue sentir o cheiro da sua família a pelo menos um quarteirão de distância.

Como resultado, algumas raças são escolhidas e treinadas para ajudar em investigações de drogas e em buscas pessoas desaparecidas.

Porque o focinho do cachorro fica molhado?

O focinho do cachorro precisa estar constantemente gelado e úmido para ajudá-lo a captar e reter os cheiros. Acima de tudo, manter sua temperatura corporal.

focinho do cachorro
O focinho do cachorro tem muitas funções | Imagem Super Abril

Eles sentem medo nos seres humanos?

Os seres humanos transmitem medo por um conjunto de fatores alterados. Isto é, pelo aumento da frequência cardíaca e do fluxo sanguíneo, além da liberação de adrenalina.

E além disso, esse sentimento libera reações químicas na pele que será sentida pelo olfato super apurado dos cachorros.

E como eles eles tem instinto e visão apurados, logo percebem mudanças no comportamento da pessoa, assim tende a avançar apenas para se defender.

Veja também: As transformações da raça Pug e outros cachorros ao longo dos anos

focinho do cachorro
A temperatura do focinho do cachorro pode ficar alterada. (imagem: Canva)

Saiba mais sobre o focinho do cão

As pessoas geralmente pensam que o focinho do cachorro quando está ressecado indica que ele esteja com algum problema de saúde.

E de fato, o focinho pode apresentar aspecto de  seco se exposto a altas temperaturas, ou até com a chegada do verão, que é a estação mais quente do ano.

Por isso, você deve observar se o seu animal de estimação apresenta alterações por outros motivos para diferenciar o que está acontecendo.

cuidar do cachorro
Prefira passear bem cedinho ou no finalzinho da tarde | Crédito Rev. Crescer

Em outras palavras, se  houver algum problema de saúde, e o nariz apresentar ressecamento ou estiver quente, pode ser sinal de febre. É importante ver também, outros sintomas, como falta de apetite, dificuldade de locomoção e apatia, por exemplo.

Quando seu animalzinho apresentar essas características, você deverá procurar imediatamente um profissional capacitado, para melhores cuidados.

Lembre -se ainda, que na hora do passeio com pet, deve evitar  sair nos períodos mais quentes do dia, ou seja, prefira passear bem cedinho ou no finalzinho da tarde.

Dicas Extras

Um fato curioso sobre cães é que eles não suam como nós. Eles fazem troca de calor sobre canais diferentes. E isso acontece através das suas patinhas, línguas e sua respiração.

Da mesma  forma a temperatura do focinho estando regulada, ajuda com o processo de inspirar e expirar o ar, com isso mantem-se refrescado e umidificando sua narina e o seu organismo.

Então, gostou de saber dessas particularidades sobre o focinho do cachorro? Acompanhe as próximas matérias, pois, sempre temos novidades sobre os pets que certamente você vai gostar.

Comments
Loading...