Looks like you have blocked notifications!

Os benefícios do vínculo entre crianças e animais de estimação

A influência dos animais nas crianças contribui para o seu desenvolvimento educacional e social

-- Continuar depois da publicidade --

Crianças e animais de estimação. Hoje  (29/03) aqui no Notícias Pet do Folha Go vamos falar sobre esse assunto importante. É que além de desfrutar da companhia, os animais de estimação também podem promover o desenvolvimento social e emocional dos pequenos.

Dessa forma, o  vínculo que se cria entre os pets e os filhos os obriga a assumir responsabilidades. E nesse sentido, aprender valores como respeito ou cuidado com os outros seres vivos.

-- Continuar depois da publicidade --

Com isso, os bebês fortalecem sua autoestima, ganham segurança e melhoram sua integração familiar. Estes requisitos são essenciais para se desenvolver no primeiro ciclo de vida da criança e atingir seu equilíbrio emocional correto. Continue lendo esse artigo para saber mais.

Por que é benéfico para seus filhos ter contato com animais?

crianças e animais de estimação
Os benefícios do vínculo entre crianças e animais de estimação Foto – Pixabay

Os benefícios de cães e gatos em adultos são mais do que comprovados. Eles ajudam a reduzir o estresse e a depressão, proporcionam equilíbrio físico e mental. Ademais, facilitam a recreação e aumentam nossa longevidade. Em suma, ter um animal de companhia melhora consideravelmente a qualidade de vida do ser humano.

Isso também acontece com os mais pequenos? Claro que sim! Embora em um nível diferente. A influência dos animais nas crianças começa por contribuir para o seu desenvolvimento educacional e social. Também melhora a sua relação com a família … E assim por diante.

Vamos focar em alguns  benefícios que são muito importantes para o futuro dos nossos filhos: responsabilidade, aprendizagem emocional e motivação para aprender.

Responsabilidade

Ter um animal de estimação é uma responsabilidade independente da idade. No entanto, nas crianças é algo que nasce inato. De acordo com diversos estudos, a primeira coisa que vem à mente de uma criança quando fala sobre um cachorro é: cuidar, alimentar e brincar. Três ações diretamente relacionadas à responsabilidade.

Os pais podem trabalhar com esse sentimento que vem do vínculo com seus animais de estimação e aumentar gradativamente o nível de responsabilidade.

Logo, a criança verá como uma conquista ser capaz de cuidar mais de seu animal de estimação e querer assumir mais tarefas. Assim, você pode começar com o pequeno cuidando para que o animal tenha água e comida, e assim por diante, realizar outras tarefas como escová-los ou lavá-los.

Aprendizagem emocional

A relação entre os animais de estimação e o aprendizado das crianças é direta e muito benéfica.

Logo, esse vínculo serve como um estabilizador do comportamento das crianças: as crianças têm menos medos e são mais felizes.

-- Continuar depois da publicidade --

Por outro lado, o cão e o gato constituem um dos maiores laços emocionais da infância, juntamente com a família.

Por isso, muitas crianças sentem-se fortemente apegadas aos seus animais de estimação, e isso as leva a recorrer a eles quando se sentem tristes. Assim como os relacionam com suas brincadeiras e diversão, fazendo de seu animal um companheiro de atividades.

Motivação para aprender

crianças e animais de estimação
Essa relação pode trazer benefícios para a criança Foto – Pixabay

Os animais de estimação influenciam não só no aprendizado emocional dos mais pequenos, mas também no ramo educacional.

Vínculo

Logo, o vínculo com seus animais de estimação produz agilidade mental em um nível de aprendizado muito superior.

Organização e interação

Ainda de acordo com diferentes estudos, muitas crianças não sabiam o que fazer com alguns objetos. Principalmente aqueles ao seu redor, até a chegada de um cachorro. Então, eles usaram a ferramenta para interagir com ele.

Aprendizado

Graças a isso, e a diversos experimentos, foi possível mostrar que a presença de um mascote na vida de uma criança é altamente benéfico para seu aprendizado. De fato,  acelera sua mente, seus sentidos e o entendimento.

Educação na escola

Mas outro aspecto em que cães e gatos ajudam na educação é nos primeiros dias de aula. Observou-se que a presença dos pets pode tornar a volta ou o ingresso na escola muito mais suportável para os mais pequenos.

Afinal, graças aos seus pares, as crianças esquecem a tristeza causada por serem separadas de suas famílias. E nesse quesito os animais de estimação são mais que bem-vindos.

E você pode se interessar:  Conheça a cidade em que não se pode passear com cães.

Looks like you have blocked notifications!

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...