O paladar dos gatos: entenda como os felinos sentem os sabores

Saiba como funciona o paladar dos gatos e entenda mais sobre esses felinos

O paladar dos gatos tem um jeito bem autêntico no seu funcionamento. Hoje, 29/11, no Folha Go, você vai conhecer mais sobre esse sentido dos felinos. Além disso, leia a matéria até o final e veja outras curiosidades sobre os gatos.

Leia também: Saiba da cruza de gatos: qual o melhor momento? Confira dicas incríveis hoje

gatos
Aprenda como funciona o paladar dos gatos (credito: kimcrivel)

Como funciona o paladar dos gatos

Alguns pesquisadores descobriram que os paladares dos gatos são bem diferentes dos humanos. Por isso, os felinos são animais difíceis de agradar.

Segundo os pesquisadores é difícil agradar esse pet, uma vez que os gatos possuem apenas 400 papilas degustativas. Comparado ao corpo humano é uma quantidade muito pequena, visto que, os seres humanos possuem até oito mil dessas papilas.

Por essa razão, os seres humanos conseguem sentir diversos gostos e sabores, enquanto o gato aprecia somente três deles. O paladar dos gatos captam apenas o sabor azedo, salgado e amargo, limitando assim, os alimentos atraentes.

Dessa forma, os gatos são incapazes de sentir o sabor de alimentos doces e cítricos, dessa forma, essas refeições não chamam a atenção dos felinos. Por outro lado, o paladar limitado os auxiliam na hora de definir se o alimento está apropriado para o consumo.

Dessa forma, é fácil para o gato descobrir se o alimento está estragado ou se é uma comida venenosa e imprópria para consumo, por exemplo. Então, podemos dizer que o paladar do felino funciona como mecanismo de defesa.

O que agrada o paladar dos gatos

 

gatos comendo
Alimentos que deixa o gato feliz (credito: feliway)

Os gatos são animais carnívoros, por essa razão, eles não se sentem atraídos por alimentos que não sejam de origem animal. Portanto, os donos desse pet conseguem observar a excitação por alguns alimentos relacionados à carne, reforçando serem animais seletivos com a alimentação.

O paladar do gato não é seletivo somente com sabores, esses animais também procuram por alimentos mais frescos. Por essa razão, se você pretende agradar o seu pet, disponibilize alimentos sempre frescos e de boa qualidade.

Qual a melhor refeição para oferecer ao gato

filhotes de gato comendo
Aprenda qual a melhor refeição para gato (credito: veja)

Caso você tenha um gato como animal de estimação e está querendo oferecer o melhor para o seu pet, é preciso pensar na saúde do animal. Pela satisfação do animal, o indicado é oferecer carne vermelha ou branca todos os dias.

Mas, na prática, essa não é a escolha mais sábia. Dado que, atualmente, diversas rações próprias para cada tipo e necessidade dos gatos foram desenvolvidas. Essas rações apresentam variações de vitaminas, gorduras e sabores, sendo possível que o tutor escolha a opção adequada ao animal.

Fique atento as recomendações do veterinário para que antes de alegrar o seu animal, você o mantenha saudável. Isso não significa que você deve excluir os alimentos atraentes aos gatos da sua lista de alimentos da semana.

Mas lembre-se, ao incluir alimentos no cardápio do animal é preciso seguir as recomendações do veterinário. Dessa forma, você não irá prejudicar o pet e o deixará feliz e com uma ótima saúde.

Por fim, gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe: FacebookInstagramTwitter e Pinterest.

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies