Pets braquicéfalos: saiba o que é e como cuidar do seu gato persa

O gato persa é braquicéfalo e precisa de cuidados para manter uma vida mais saudável.

O gato persa, assim como outras raças de gatos e cães são braquicéfalos, e, dessa forma, exige cuidados especiais. Acontece que esses pets apresentam uma condição de saúde delicada e, por isso, é importante desprender atenção para tornar a vida deles mais tranquila. Continue lendo o post e veja quais os cuidados básicos para o seu gato, hoje, 25/01, no Folha Go.

Saiba mais em: Doença De Coração Nos Gatos: Entenda Mais Com Dicas Da Veterinária

-- Continuar depois da publicidade --

O que é a braquicefalia no Gato persa?

O crânio mais curto que o normal reflete no trato respiratório superior do gato persa | créditos da imagem: Vet Plus

A braquicefalia é uma síndrome que causa algumas anormalidades na estrutura óssea do crânio e face dos pets. Essa condição é herdada como um traço genético recessivo, o qual  confere aos animais a face arredondada e os olhos saltados. Tudo pensado, uma vez que esse resultado se deu por conta da seleção genética ao longo dos anos para compreender maior beleza estética

O crânio mais curto que o normal reflete no trato respiratório superior, que acaba sendo mais curto e estreito, o que causa dificuldade na respiração. O maxilar superior é mais recuado e o inferior permaneceu o mesmo. 

O resultado é uma aparência fofa de face achatada dos persas, mas que traz problemas de saúde graves. Os mais comuns são engasgos recorrentes, hipertermia (aquecimento do corpo do pet), dificuldade na respiração, deficiência na drenagem dos fluídos lacrimais,  problemas na dentição, entre outras complicações de saúde. 

A “cara achatada” nos gatos se popularizou na década de 1970, nos Estados Unidos. Na época, gatos da raça Burmese tinham um formato de cabeça mais achatado e sua popularidade fez com que os cruzamentos fossem mais recorrentes. 

Na época notou-se que 25% dos descendentes tinham um grau tão elevado que os filhotes nasciam com severas anormalidades no desenvolvimento da cabeça e nas áreas faciais. Os fetos se desenvolviam com malformações na mandíbula, narinas, olhos, ossos da cabeça e ouvidos e nem chegavam a nascer. 

Leia mais: o canto da cigarra: entenda tudo sobre o som desse inseto e outras curiosidades

Quais os cuidados com os gatos persas braquicefálicos?

-- Continuar depois da publicidade --

Tudo vai depender do grau de braquicefalia do seu gato persa. Alguns conseguem viver bem, uma vez que não desenvolvem doenças graves. Vamos aos cuidados básicos:

Gatos costumam fazer sua higienização sozinhos | créditos da imagem Animale petshop

Exercícios físicos

Gatos braquicefálicos tendem a desenvolver sobrepeso e precisam manter o peso adequado. Quando estão obesos se cansam muito, sentem mais calor e estão mais propensos à hipertermia. Os exercícios devem ser feitos em casa, em local arejado e nunca em passeios com sol muito quente. Evite também percursos longos ou exercícios cansativos. 

Higiene especial

Gatos costumam fazer sua higienização sozinhos. Contudo, o persa e outros gatos precisam de uma higienização extra para evitar infecções dermatológicas, Para isso, utilize toalhas úmidas ou xampu seco para felinos ou outro produto recomendado pelo veterinário.

Dê atenção às dobras da pele, pois esses são os locais mais propícios a infecções. Os dentes também precisam de escovação semanal, principalmente se eles não estiverem alinhados. 

Alimentação

As vias respiratórias obstruídas vão dificultar a vida do pet, inclusive na alimentação. A condição pode levar a engasgos com comida, água e até com a saliva, por exemplo. Portanto não ofereça grandes porções de comida ao seu persa. 

Por fim, alimente-o com ração de boa qualidade e na quantidade necessária. Sempre leve-o para o veterinário para avaliar a condição física do seu gato, assim ele vai viver melhor e por mais tempo. 

Veja também: grupo de orcas com filhotes é resgatado nosul de ilhabela

Por fim, gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe!

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...