Pets de estimação com maior expectativa de vida: saiba hoje

Confira quais são os animais de estimação que podem te acompanhar por longos anos

Anúncio


Quem compra ou adota pets de estimação deseja sempre que ele viva forte e saudável por longos anos. Entretanto, antes de levar um bichinho para casa, é importante conhecer sua expectativa de vida. Nessa quarta (11) vamos conferir 05 animais que vivem mais nos dias atuais.

Continua depois da publicidade

Mesmo que uns vivam mais e outros menos, os laços de amor e amizade entre humanos e animais são sempre fortes e ninguém está preparado para perder seus pets.

Confira também: Finados e animal de estimação: uma homenagem aos pets que se foram

Continua depois da publicidade

Conhecer o tempo estimado de vida de cada espécie é importante para saber os cuidados necessários que esses pets de estimação terão na velhice. Assim, é possível se organizar e oferecer uma melhor qualidade de vida para seu animal de estimação

Continua depois da publicidade

Os pets de estimação que vivem mais tempo

Confira a seguir os 05 animais que têm mais expectativa de vida segundo estudos  pesquisas divulgadas na Revista Galileu.

1 – Papagaio é um pet que vive mais tempo

Apesar de ser considerado um animal silvestre, quando domesticado o papagaio pode viver até 80 anos de idade. Assim como outras espécies, esse pet de estimação, também precisa de cuidados especiais, como uma alimentação balanceada e gaiolas espaçosas, na qual ele consiga abrir suas asas e se movimentar.

No entanto, para se ter papagaios como pets em casa, é necessária uma autorização do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis). Dessa forma, você não estará colaborando para nenhuma prática ilegal.

2 – Tartaruga

Assim como o papagaio, a tartaruga também é considerada um animal silvestre e também necessita de autorização prévia do Ibama para se ter em casa. Muito calmas e dóceis, elas podem chegar aos 50 anos (algumas espécies chegam até os 100 anos de vida).

Se for adquirir uma tartaruga, entretanto, o faça através de criadouros com certificado de origem de nascimento destes animais em cativeiro. Sendo um local de confiança, você saberá que seu bichinho de estimação recebeu todos os cuidados necessários.

3 – Cavalos

Você sabia que um cavalo pode viver até 30 anos de idade? Sim, é isso mesmo. Mas, assim como os demais animais de estimação, ele também precisa ter um estilo de vida confortável para viver mais.

Logo, para que ele chegue até essa idade, é importante que seu tutor invista em tempo de cuidado, uma boa alimentação e remédios, caso precise de algum tratamento. A raça e o local onde este animal de estimação vive também podem interferir no tempo de vida.

Leia também: Linguagem do Pet: o que ele está comunicando? Descubra hoje

4 –  Os Cachorros são animais de estimação com tempo de  vida variável

Apesar das raças de cachorro apresentarem diferentes expectativas de vida, em média estes pets podem chegar a 15 ou até 20 anos de vida. Algumas raças, como é o caso dos Chihuahua, podem chegar até 18 anos.

cahorros com maior expectativa de vida
Conheça os 5 pets com maior expectativa de vida (imagem: GreenMe)

Apesar das raças de cachorro apresentarem diferentes expectativas de vida, em média estes pets podem chegar a 15 ou até 20 anos de vida. Algumas raças, como é o caso dos Chihuahua, podem chegar até 18 anos.

De acordo com especialistas, cães de grande porte tem menor expectativa de vida por conta da propensão ao desenvolvimento de doenças graves, como o câncer.

5 – Gatos

Os felinos ocupam o segundo lugar de pets mais populares entre os brasileiros. Assim como os cachorros, algumas raças também podem apresentar maior expectativa de vida. A média é de 12 a 15 anos para gatos domesticados, mas existem casos extraordinários de felinos que chegaram a casa dos 30 anos!

Quantos anos vivem os gatos
Gatos tem vida longeva (Imagem: National Geographic)

No entanto, gatos que vivem na rua tem menor expectativa de vida, isso porque se envolvem em brigas e estão mais sujeitos a pegarem doenças graves como a FIV e a FeLV, além de serem alvos de maus tratos.

Leia também: Animal idoso: saiba como identificar se o seu pet está envelhecendo

Gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe: FacebookInstagranTwinter e Pinterest

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies