Pode cortar bigode de gato? Descubra agora mesmo se faz bem ou mal para o pet

Prática considerada comum pode prejudicar o felino

Mães e pais de pets, certamente, já tiveram a dúvida se pode cortar bigode de gato. Por se tratar de um questionamento comum e super polêmico, o Blog Pets do Folha Go respondeu nesse 21/09,  algumas questões relacionadas ao assunto.

Assim sendo, confira tudo sobre o assunto e saiba se é benéfico para o pet ter os seus bigodes cortados.

Pode cortar bigode de gato?

Pode cortar bigode de gato? Descubra agora mesmo se faz bem ou mal para o pet
Pode cortar bigode de gato? Descubra agora mesmo se faz bem ou mal para o pet – Imagem: Divulgação facebook veterinária rutz

Não! Já te respondendo de forma clara, direta e sem arrodeio, o tutor não deve cortar os bigodes do seu gato.

Dessa forma, se você gosta de dar aquela “aparadinha” ou tirar o “excesso” deixe esse costume para lá, pois não é benéfico para o pet.

Isso porque é tarefa dos bigodes fornecer ao gato senso de localização, equilíbrio e proximidade.

Assim sendo, o corte não é recomendado, pois altera diversos mecanismos do gatinho; ou seja, em pulos, ele estará mais sujeito a cair visto que ele perde um pouco da sua noção espacial.

Além disso, quando têm os bigodes cortados ou as pontinhas aparadas, os gatos ficam super estressados e irritados. Então, é melhor deixar a natureza agir sozinha.

Quando os bigodes caem naturalmente, eles voltam a crescer e crescem rapidamente, de forma bastante semelhante ao cabelo humano.

Portanto, não se deve cortar o bigode dos felinos, pois eles são estruturas super importantes que ajudam o gato a se localizar e perceber o mundo.

Leia também: Dicas de higiene para cães e gatos: saiba como fazer banho a seco com produtos naturais e cuidar da orelha do seu pet

o bigode do gato
Enfim, saiba tudo sobre o bigode do gato| Canva

Mágica das vibrissas

Cientificamente, os bigodes dos gatos são chamados de vibrissas. Além das vibrissas desempenharem todas as funções citadas, elas possuem características super interessantes.

Como o fato de terem raízes localizadas em áreas cheias de células sensoriais, o que permite que o gato se movimente com total segurança e capte vibrações do mais variados tipos, à distância, no escuro e em qualquer ambiente.

Leia ainda: Cães e gatos podem comer melancia no verão para refrescar? Confira opções super bacanas

VÍDEO: Quero privacidade!

Conheça o doce de leite cheio de personalidade que se esconde para brincar

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...