Mães e pais de pets, certamente, já tiveram a dúvida se pode cortar bigode de gato. Por se tratar de um questionamento comum e super polêmico, o Blog Pets do Folha Go respondeu nesse 21/09, algumas questões relacionadas ao assunto.
Assim sendo, confira tudo sobre o assunto e saiba se é benéfico para o pet ter os seus bigodes cortados.
Pode cortar bigode de gato?
Não! Já te respondendo de forma clara, direta e sem arrodeio, o tutor não deve cortar os bigodes do seu gato.
Dessa forma, se você gosta de dar aquela “aparadinha” ou tirar o “excesso” deixe esse costume para lá, pois não é benéfico para o pet.
Isso porque é tarefa dos bigodes fornecer ao gato senso de localização, equilíbrio e proximidade.
Assim sendo, o corte não é recomendado, pois altera diversos mecanismos do gatinho; ou seja, em pulos, ele estará mais sujeito a cair visto que ele perde um pouco da sua noção espacial.
Além disso, quando têm os bigodes cortados ou as pontinhas aparadas, os gatos ficam super estressados e irritados. Então, é melhor deixar a natureza agir sozinha.
Quando os bigodes caem naturalmente, eles voltam a crescer e crescem rapidamente, de forma bastante semelhante ao cabelo humano.
Portanto, não se deve cortar o bigode dos felinos, pois eles são estruturas super importantes que ajudam o gato a se localizar e perceber o mundo.
Leia também: Dicas de higiene para cães e gatos: saiba como fazer banho a seco com produtos naturais e cuidar da orelha do seu pet
Mágica das vibrissas
Cientificamente, os bigodes dos gatos são chamados de vibrissas. Além das vibrissas desempenharem todas as funções citadas, elas possuem características super interessantes.
Como o fato de terem raízes localizadas em áreas cheias de células sensoriais, o que permite que o gato se movimente com total segurança e capte vibrações do mais variados tipos, à distância, no escuro e em qualquer ambiente.
Leia ainda: Cães e gatos podem comer melancia no verão para refrescar? Confira opções super bacanas
VÍDEO: Quero privacidade!
Conheça o doce de leite cheio de personalidade que se esconde para brincar