Pônei de jardim ou mini cavalo? Conheça esse pet e saiba como cuidar desse animal

Conheça o encantador pônei e aprenda como cuidar desse animal

Você sabia que existe uma espécie de equino de porte pequeno e muitos o confundem com um mini cavalo? Hoje, 07/01, no Folha Go, você vai conhecer o pônei. Um animal encantador que tem se destacado cada vez mais entre as crianças e idosos.  Leia a matéria até o fim e saiba tudo sobre esse animal que é muito útil também para as tarefas domésticas e outras afins.

Leia também: Animais que comem vegetais e outros bichos: conheça os onívoros

 

Conheça agora algumas características do pônei (Fonte: ponei.org.br)

Características do pônei

Os pôneis são animais bem-parecidos com os cavalos. Porém, eles não pertencem a essa classe, nem tão pouco são pequenospor questões genéticas.

Aliás, em uma escala de tamanho reduzida, eles chegam a medir 1,20 metros e não ultrapassam os cem quilos.

O tamanho desse animal o deixa extremamente apaixonante. Além disso, eles também possuem um comportamento muito amável, o que aumenta o interesse dos tutores por esse animal.

Por ser dono de uma beleza encantadora e um temperamento tranquilo, atualmente eles são muito utilizados em sessões de terapias ou em sessões de fotos infantis.

Por isso, muitos o chamam de Pônei de jardim, uma forma carinhosa de se referir ao animal com tantas qualidades admiráveis. Ou seja, uma espécie para destacar no quintal da casa.

Dois pôneis
Descubra quanto custa um pônei (Fonte: Cavalus)

Valor de um pônei

Atualmente, cresce a comercialização desses animais, com isso, algumas pessoas começaram a ver a criação deles como uma possibilidade de atividade lucrativa.  

Um pônei custa entre dois mil e sete mil reais. Entretanto, o valor pode variar conforme a cor, pelagem e raça do animal. Contudo, outra questão considerada ao atribuir o valor ao animal é o sexo, dado que, os machos costumam ser mais caros que as fêmeas.

Entretanto, lembre-se que além do investimento inicial para adquiri o animal, você também terá um custo mensal para manter uma vida saudável ao pet. Alguns tutores de pôneis disseram gastar uma média de trezentos reais por mês para manter a alimentação e outros cuidados com o animal.

Veja também: Após 34 anos, animais de Chernobyl ainda apresentam mutações

Aprenda como cuidar de um pônei (Fonte: Sanol dog)

Cuidados com o pônei

Cuidar de um pônei não é uma atividade muito fácil. Entretanto, separamos algumas dicas para te ajudar com esse processo.

Eles possuem patas bem sensíveis e que merecem a devida atenção. O tutor deve aparar o casco uma vez a cada dois meses, entretanto, a limpeza deve ser feita semanalmente.

Além disso, o tutor deve levar o animal para praticar corrida todos os dias, uma vez que, o exercício físico é extremamente importante para manter a saúde deles.

Contudo, outro ponto que merece atenção são os pelos do cavalo, que devem ser devidamente escovados. Além disso, apare a crina do animal e higienize as orelhas.

Saúde do animal

Para evitar carrapatos e vermes é necessário higienização, mas também manter as vacinas do pônei em dia, para isso, leve o animal ao veterinário e siga as recomendações do profissional.

Alimentação

Normalmente, esses animais se alimentam de capim nos pastos, porém, o tutor pode complementar a alimentação com rações, sal mineral e feno de alfafa. Além disso, o tutor deve manter água sempre disponível ao animal para que ele se mantenha hidratado e não tenha possíveis problemas de saúde.

Leia também: Animais e fim de ano: entenda a lenda da Rena do Nariz Vermelho

Por fim, gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe: FacebookInstagramTwitter e Pinterest.

Comments
Loading...